Projeto transforma tecidos em novos produtos e reduz resíduos
DARANA , Salvador |
22/08/2024 às 11:31
Reaproveitamento de tecidos
Foto: DIV
A aplicação da técnica de upcycling (reutilização), viabiliza ao Repense Reuse, da Humana Brasil, prolongar o ciclo de vida de uniformes que seriam incinerados ou descartados de forma inadequada. A técnica consiste em usar com criatividade esses fardamentos como matéria-prima para a produção de novas peças. Ao aumentar a vida útil dos têxteis, o upcycling – termo essencial no universo da sustentabilidade – contribui para uma sociedade mais sustentável.
De acordo com Claudia Andrade, Gestora de Implementação do Repense Reuse, na curadoria realizada pela equipe do Centro de Triagem do projeto, o percentual de roupa indicada como não reaproveitável é destinado para reutilização criativa. “Esse trabalho de upcycling das costureiras reduz os resíduos que iriam parar nos aterros. Isso implica em menos emissões de gás carbônico liberado na atmosfera e maior consumo de moda mais sustentável", analisa.
Por meio do grupo produtivo de costureiras - capacitadas pela Humana Brasil - os uniformes são transformados em ecobags, necessaires, buckets e mochilas, estimulando a economia circular e solidária. Com esse movimento de circularidade, o Repense Reuse também viabiliza a geração de emprego, principalmente para as mulheres. Segundo Ana Lícia Nascimento, Coordenadora de Costura, o trabalho que o Repense Reuse desenvolve é de grande relevância. “É perceptível a elevação na auto-estima das mulheres, que complementam a renda familiar e conquistam a valorização social", argumenta Ana Lícia.
Durante o processo de triagem, as costureiras separam todos os aviamentos dos uniformes desde botões, zíperes e elásticos. Tudo é reaproveitado na confecção dos novos produtos. Algumas peças ainda ganham um diferencial no toque de design, como uma flor feita com zíper. Na etapa seguinte, é aplicada uma oficina de troca de saberes para aperfeiçoamento técnico e conscientização no reaproveitamento têxtil com foco no desperdício zero.
Parceria sustentável
Os fardamentos são coletados pelo Repense Reuse, exclusivamente por meio de parceria com as empresas. O Grupo Vitalmed, por exemplo, contribuiu para que 350 quilos de têxteis fossem transformados em mais de 500 novos produtos. “Os fardamentos são usados como instrumento de transformação social e ambiental, fortalecendo a sustentabilidade e beneficiando as pessoas envolvidas nesse processo de reaproveitamento têxtil”, avalia Claudia.
Para a técnica de Segurança do Trabalho do Grupo Vitalmed, Nicolle Telles, o descarte do grande volume de fardamentos que sempre foi um desafio, agora é uma prática sustentável. “Saber que estamos contribuindo para a proteção ambiental e, ajudando famílias em situação econômica desfavorável, é extremamente gratificante. Para o Grupo Vitalmed, cada peça transformada é uma sensação de dever cumprido. Nossa missão é salvar vidas e participar desse projeto nos proporciona a oportunidade de estender essa missão”, comemora.
SOBRE O PROJETO REPENSE REUSE
Iniciado no Brasil em 2021, o Repense Reuse é um projeto da Humana Brasil que coopera para o desenvolvimento sustentável 100% focado na economia circular e desenvolvimento social. Sua atuação é na recolha e gestão de têxteis usados alinhado com a estratégia para uma economia circular, baseada no respeito pela hierarquia dos resíduos, promovendo o prolongamento da vida útil dos têxteis e executando um serviço público de coleta seletiva de qualidade que prioriza critérios técnicos ambientais e sociais.