Um incêndio de média próporção foi registrado no início da tarde desta segunda-feira, 24, no Palácio da Câmara Municipal de Salvador. A fumaça se espalhou pelo telhado do prédio histórico na área onde fica o Salão Nobre, proximidades da Rua do Tira Chapéu.
De acordo com o chefe da Assistência Militar da Câmara, coronel Marcelo Grun, as chamas atingiram inicialmente o teto do prédio. “Os bombeiros estão atuando para conter o incêndio e evitar maiores danos”, disse.
Equipes da Superintendência de Trânsito do Salvador (Transalvador) interditaram a rua de acesso à Câmara, na Praça Thomé de Souza.
O edifício, construído em 1696, é um dos mais antigos da cidade e possui uma estrutura arquitetônica reconhecida e protegida pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
O imóvel está próximo a importantes atrações turísticas, como o Elevador Lacerda, a Cruz Caída e o Pelourinho, reforçando sua relevância histórica e cultural para a capital baiana.
Equipes do Corpo de Bombeiros estão no local e o fogo que teria atingido uma área próxima ao Salão Nobre, já foi controlado. O mobiliário foi removido pelos bombeiros.
O Comandante-geral do Corpo de Bombeiros da Bahia, Adson Marchesini, afirmou que as equipes atuaram rapidamente para conter as chamas. "O Corpo de Bombeiros já está no local, e já estamos atuando. O Coronel Jadson também está presente. Estamos com nossas equipes e já pedimos reforço para tentar proteger ao máximo esse patrimônio da cidade. Já há um coronel no local, e eu, neste momento, estou passando pelo Bonocô. Estou me deslocando para o local. Eu estava em uma reunião na Governadoria e já segui para lá."