Reportagem: Ana Virgínia Vilalva e Camila Vieira/Secom PMS
Da Redação , Salvador |
16/04/2025 às 14:29
É tempo de compaixão
Foto: Vruno Concha
Em comemoração à Semana Santa, a Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre) promoveu, nesta quarta-feira (16), o almoço de Páscoa do Abrigo D. Pedro II, em Piatã. O banquete foi recheado de iguarias típicas da culinária baiana: caruru, vatapá, moqueca de peixe, bacalhau ao forno, xinxim de frango, feijão fradinho, arroz e farofa de azeite de dendê.
Para acompanhar o cardápio, sucos diversos e pudim de sobremesa. Além da tradicional refeição para cerca 122 pessoas entre acolhidos, familiares e funcionários da instituição, a programação foi regada a momentos de oração, boa música e brincadeiras. As paredes ganharam decoração temática com imagens de coelhos da Páscoa e os dizeres “Foi por Amor! Cristo vive!”, em alusão ao renascimento de Cristo, verdadeiro sentido da Páscoa para os cristãos.
Há cinco anos, o idoso Carlos de Jesus, 70 anos, vive no Abrigo. Para ele, o almoço da Semana Santa é sempre um momento importante de fé e reflexão. “É uma data que nos faz pensar sobre todo o esforço que Jesus Cristo fez por nós. A Semana Santa é uma data magna celebrada no mundo todo e aqui nosso abrigo não é diferente. É uma festa que nos remete a doação e ao amor”, comentou.
Inclusão – A atividade, que se repete todos os anos, tem o objetivo de promover o convívio familiar e comunitário dos idosos acolhidos, fazendo com que eles continuem a partilhar desses momentos de confraternização em momentos festivos. O secretário da Sempre, Junior Magalhães, afirmou que a tradicional celebração de Páscoa realizada no Abrigo D. Pedro II reflete o compromisso da gestão com o bem-estar, a valorização e a inclusão social dos idosos acolhidos pela instituição.
“Mais do que uma refeição especial, o almoço de Páscoa é um momento de afeto, reflexão e conexão com os valores culturais que marcam essa data tão significativa. Para muitos acolhidos que já não contam com vínculos familiares próximos, esse gesto representa o carinho e a dedicação da equipe técnica, que busca promover o convívio comunitário e fortalecer laços afetivos no ambiente do abrigo”, destacou o titular da pasta.
A animação da festa ficou por conta do servidor da Sempre, Jairo Marques, que se dedica a levar alegria de forma voluntária aos eventos promovidos no Abrigo. Ao som do violão, animou os idosos com músicas religiosas e também clássicos da Música Popular Brasileira (MPB).
“O verdadeiro sentido da Páscoa é reviver os passos de Jesus. É entender que ele morreu para nos salvar, e não existe maior prova de amor ao próximo do que isso. Hoje estamos aqui celebrando esse amor. Quando você abraça o próximo, ama seu irmão, você está vivendo o amor de Cristo. Me emociono muito todos os anos aqui. O Abrigo é uma grande família de idosos, cuidadores e profissionais de saúde”, disse Marques.
História – Inaugurado em 1887 com a denominação de Asilo de Mendicidade Santa Isabel, uma homenagem à família da Princesa Isabel, o Abrigo D. Pedro II é administrado pela Prefeitura de Salvador, através da Sempre. Por muitos anos, a sede funcionou na Avenida Dendezeiros, na Cidade Baixa e, em 2018, foi transferido para um imóvel que fica na Rua Juiz Orlando de Melo, no bairro de Piatã.
O local abriga atualmente 47 idosos que recebem cuidados de uma equipe multiprofissional formada por médicos, psicólogos, assistentes sociais, cuidadores, enfermeiros e técnicos de enfermagem, entre outros profissionais que atuam nos serviços gerais e manutenção do espaço. Além de acompanhamento médico, a instituição oferece atividades sociais e de lazer. Em datas comemorativas, o Abrigo D. Pedro II sempre promove eventos interativos que contam com a participação dos idosos, equipe de funcionários e voluntários da sociedade civil.