Salvador

PM VAI RECOLHER DOCUMENTOS PERDIDOS, LIMPÁ-LOS E DEVOLVER AOS DONOS

Serviço é feito desde 2003
ASCOM PM , Salvador | 11/02/2026 às 18:26
Equipe vai cuidar dessa missão
Foto: Marcos Zero

A Ouvidoria da Polícia Militar da Bahia irá recolher e promover a devolução de documentos perdidos pelo folião no Carnaval de Salvador 2026. O serviço é uma tradição da PMBA e ocorre anualmente há 23 anos no período momesco.

As identificações encontradas nos circuitos serão higienizadas e catalogadas para serem entregues durante e após a folia. Para saber se o seu documento foi encontrado por policiais militares acesse o site da corporação www.pm.ba.gov.br, busque no final da página o ícone “documentos recuperados” e, ao clicar, digite o seu nome completo. O cidadão também pode receber orientações através do número 71 996515960, telefone funcional da Ouvidoria (WhatsApp com chatbot).

A devolução ocorrerá na sede da Ouvidoria da PM, localizada no Passeio Público, bairro do Campo Grande (circuito Osmar), entre os dias 13 a 17 de fevereiro. A partir do dia 18 de fevereiro (quarta-feira de cinzas), a devolução ocorrerá no posto da Ouvidoria localizado no Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) do Shopping Barra, das 9h às 17h. Após o período de 60 dias, os documentos serão devolvidos aos respectivos órgãos expedidores.

“Para você que vai curtir o carnaval, a Polícia Militar orienta utilizar apenas a cópia dos documentos de identificação. Evite levar o documento original para os circuitos, a exemplo de título de eleitor, passaporte, entre outros. Caso perca algum documento na folia, a nossa tropa está orientada para guardar. A Ouvidoria recolhe, higieniza, cataloga e disponibiliza esse serviço de devolução”, destaca major Marx, oficial da Ouvidoria da Polícia Militar.

Além da devolução de documentos, a Ouvidoria da PMBA também realiza pesquisas para identificar demandas do folião e da tropa. O objetivo é aferir a percepção comunitária sobre a atuação da PMBA, a exemplo da avaliação do trabalho realizado, incluindo a percepção sobre abordagens, o nível de confiança e, com isso, aperfeiçoar o serviço prestado pela Polícia Militar no evento.

“Essas pesquisas subsidiam a gestão estratégica institucional, inclusive, como resultado, um projeto da Ouvidoria da PM de escuta cidadã foi classificado no VII Concurso de Boas Práticas em Ouvidoria Pública, promovido pela Controladoria Geral da União (CGU) em parceria com a Rede Nacional de Ouvidorias (Renouv)”, completou.