Salvador

NA PRAIA BACIA DAS MOÇAS SE INICIA TEMPORADA DE BANHO DE MAR ASSISTIDO

ParaPraia inicia neste final de semana temporada de banho de mar assistido para pessoas com deficiência

Tasso Franco ,  Salvador | 20/02/2026 às 13:17
Banho de mar assistido para deficientes
Foto: Jefferson Peixoto


Em sua 11ª edição, o projeto ParaPraia 2026 inicia a temporada de banho de mar assistido em Salvador, neste sábado (21) e domingo (22), das 8 às 12h, na Bacia das Moças, em Ondina, em frente ao Instituto Bahiano de Reabilitação (IBR)

A iniciativa, voltada para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, acontece até o dia 8 de março, sempre aos sábados e domingos. Em Ondina, praia oficial do projeto, a ação se repetirá no final de semana seguinte, nos dias 28 de fevereiro e 1º de março. 

Para marcar o encerramento, o ParaPraia terá uma programação especial, nos dias 7 e 8 de março, na Praia da Preguiça, ao lado do restaurante Amado, na Avenida Contorno.

A ação é promovida pela Prefeitura de Salvador, através da Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre). De acordo com o titular da pasta, Júnior Magalhães, o projeto leva alegria há 10 anos para pessoas com deficiência ou pouca mobilidade. 

“É o nosso olhar inclusivo para esse público. Ao longo dessa década, o ParaPraia já atendeu milhares de banhistas; muitos se emocionam ao entrar no mar pela primeira vez. A cada ano, aumentamos o número de pessoas beneficiadas. São momentos marcantes”, diz o secretário.

Momento de lazer para milhares de baianos e turistas que visitam Salvador, o banho de mar sempre foi um desafio para pessoas com deficiência, que enfrentavam dificuldades de acesso à praia. Com a criação do ParaPraia, esse cenário tem mudado. “O projeto consolida a proposta de ampliar este tipo de diversão na alta temporada, realizando o sonho de muitas pessoas de frequentar a praia e entrar no mar. A expectativa dos organizadores é que este ano o projeto receba em média 90 pessoas por dia”, afirma Júnior Magalhães.

 

Parceria - Com apoio da Unifacs, o banho de mar assistido do ParaPraia tem a participação de voluntários, que são selecionados e treinados sob a coordenação de professores da universidade. Participam estudantes dos cursos de fisioterapia, medicina, educação física, enfermagem e psicologia, além de pessoas da sociedade civil. Ao todo, 60 voluntários irão trabalhar por dia, divididos em grupos. 

 

O projeto tem ainda o apoio da Wilson Sons, Acelen, Salvador Shopping, Bremen e Band News. A segurança dos beneficiados pela iniciativa é garantida pela Salvamar, Bombeiros, Guarda Civil Municipal (GCM) e Polícia Militar.