Saúde

SESAB MANTÉM CRONOGRAMA PARA CONTRATAÇÃO DE MÉDICOS PELO REDA

SESAB diz que vai instalar primeira farmácia popular na Bahia o que não é verdade
| 30/03/2007 às 15:30
    A Secretaria de Saúde manteve o cronograma para a contração de 3000 médicos pelo REDA - Regime de Direito Administrativo - só alterando as inscrições até o próximo dia 3, mas conservando todas as outras datas. Entrega de títulos até dia 2 de abril, publicação dos inscritos no Diário Oficial, 10 de abril; divulgação dos inscritos 12/4; e prova de conhecimentos dia 15 de abril.

    A SESAB vai contratar os médicos até 3 de maio para que eles substituam os profissionais hoje vinculados a COOPAMED. Em matérias jornalísticas o secretário Jorge Solla está prometendo salários de até R$6 mil reais, embora isso não conste no edital publicado no DO no último dia 17.

    O presidente da COOPAMED, Paulo Rocha, adverte aos médicos que vale é o que está escrito no edital. Ou seja, R$1.837,00 por 120 horas de trabalho ou 30 horas semanais.

    FARMÁCIA POPULAR

   Indiferente a crise que ronda o atendimento médico hospitalar na rede pública do Estado, a SESAB anuncia que prentende instalar mais 70 unidades da Farmácia Popular do Brasil. Uma delas será inaugurada segunda-feira, 2, na Cesta do Povo do Ogunjá. 

    A Farmácia Popular do Brasil é um programa do Governo Federal para ampliar o acesso da população aos medicamentos considerados essenciais. A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), órgão do Ministério da Saúde e executora do programa, adquire os medicamentos de laboratórios farmacêuticos públicos ou do setor privado, quando necessário, e disponibiliza nas Farmácias Populares a baixo custo.

    Um dos objetivos do programa é beneficiar principalmente as pessoas que têm dificuldade para realizar o tratamento por causa do custo do medicamento.

    O programa foi regulamentado em 2004 e começou a ser implementado em junho do mesmo ano para ampliar as ações de assistência farmacêutica e oferecer à população mais uma opção de acesso aos medicamentos.

    Com orçamento próprio e independente dos recursos aplicados na distribuição gratuita de medicamentos, o projeto não visa lucro pois os medicamentos são repassados aos usuários a preço de custo, nem causa prejuízo às demais ações de suprimento garantidas nas unidades do SUS.

    CORREÇÃO

     Embora o site da SESAB diga que esta será a primeira Farmácia Popular a ser instalada na Bahia, isso não corresponde a realidade. A primeira FP foi inaugurada quando Antonio Imbassahy era prefeito de Salvador e Paulo Souto governador do Estado, e contou com a presença do presidente Lula da Silva. Foi instalada nas imediações do Hospital da Irmã Dulce.