Saúde

SESAB TREINA PESSOAL PARA DAR INFORMAÇÕES SOBRE DST, HIV E AIDS

O curso está sendo ministrado hoje e amanhã
| 05/11/2007 às 17:40

Profissionais de saúde dos Centros de Testagem e Aconselhamento em DST/HIV/Aids (CTAs) de Salvador e interior do estado estão sendo capacitados hoje e amanhã (5 e 6) para a implantação e operacionalização do Sistema de Informação, o que possibilitará uma melhor qualificação das informações em saúde e a conseqüente melhoria dos serviços de prevenção às DST/HIV/Aids.
 
O curso sobre Sistema de Informação para CTAs está sendo realizado no Grande Hotel da Barra, numa iniciativa da Secretaria da Saúde do Estado, por meio da coordenação estadual de DST/Aids, com apoio da coordenação municipal de DST/Aids de Feira de Santana, o que permite, segundo a coordenadora estadual de DST/Aids, Edivânia Landim, "incentivar a cooperação horizontal entre os programas e serviços em DST/HIV/Aids".

A coordenadora estadual de DST/Aids explica que o Sistema de Informação para CTAs possibilita aos gestores de saúde a obtenção do perfil da população usuária destes serviços, bem como o quantitativo de resultados/pessoas com sorologia positiva para HIV, ou seja, além dos dados relativos a estado civil, idade, renda, raça, entre outros, o sistema possibilita conhecer o número de indivíduos que fazem aconselhamento pré e pós e teste e quantos tiveram resultado positivo para HIV.

Atualmente, apenas o Centro de Referência Estadual em DST/Aids (Creaids) e os CTAs de Feira de Santana e Vitória da Conquista dispõem da ferramenta, mas a meta da Sesab é implantar/implementar o sistema em 100% dos serviços.

 

CENTROS DE
 TESTAGEM

 

Os Centros de Testagem e Aconselhamento surgiram no Brasil no final dos anos 80, como estratégia nacional para enfrentamento da epidemia da Aids, no tocante à ampliação do acesso da população aos serviços de diagnóstico para HIV. Inicialmente chamados de COAS (Centros de Orientação e Apoio Sorológico), os centros têm se constituído, ao longo dos anos, numa inovação no modelo assistencial. "Nos CTAS, o teste anti-HIV é ofertado aos usuários, bem como o aconselhamento pré e pós-teste", esclarece Edivânia Landim, acrescentando que o "aconselhamento", definido como um processo de escuta ativa, "visa a realização de uma avaliação qualificada dos riscos e danos à saúde, apoio psico-emocional e social e intervenção educativa, objetivando a promoção de práticas sexuais seguras".


A Bahia, atualmente, dispõe de 20 CTAs, sendo dois na capital - Creaids e CTA Municipal) e os demais no interior - Teixeira de Freitas, Eunápolis, Porto Seguro, Vitória da Conquista, Jequié, Juazeiro, Paulo Afonso, Barreiras, Lauro de Freitas, Camaçari, Feira de Santana, Santo Antônio de Jesus, Irecê, Itaberaba, Ilhéus, Itabuna, Canavieiras e Guanambi.

 

 

 

 CE DST-Aids/InformaçãoCTA