Saúde

SISTEMA SUS: CURSO PARA TÉCNICOS DAS SECRETARIAS MUNICIPAIS DE SAÚDE

As inscrições estão abertas
| 12/01/2008 às 20:14
  Estão abertas as inscrições para curso que tem como público-alvo técnicos de secretarias municipais de Saúde e de instituições privadas, além de médicos, enfermeiros, faturistas, auditores e demais interessados nos impactos gerados pela tabela unificada do Sistema Único de Saúde (SIA/SUS e SIH/SUS).
 
  O curso será ministrado nos dias 17 e 18 no auditório do Hospital Calixto Midlej Filho, onde podem ser obtidas maiores informações na Fundação Centro de Estudos Professor Edgard Santos (Funcepes).

           
  O curso terá como instrutor o professor Paulo Cronemberger, especialista em Administração e Qualidade Hospitalar da UFBA, e a professora Tereza Eugênia Souza, coordenadora de contas médicas do Hospital Ana Nery, em Salvador, e está sendo oferecido pela regional da Associação de Hospitais e Serviços de Saúde do Estado da Bahia (AHSEB). Segundo o presidente André Fernando Wermann, o setor médico-hospitalar requer mão-de-obra especializada e a qualificação profissional tem sido permanente através de cursos e seminários.

           
   NOVA TABELA

   Wermann informa que a nova tabela do SUS deveria ter entrado em vigor há dois anos, mas foi adiada para janeiro de 2008. Além de reduzir em 50% o número de procedimentos médico-hospitalares, a tabela SIA/SUS e SIH/SUS promoveu a inclusão de novos serviços, unificação de alguns e exclusão de outros procedimentos.

   Criada há 40 anos, a AHSEB criou regionais nos principais pólos de serviço do estado, a exemplo de Feira de Santana, Camaçari, Itabuna, Ilhéus, Vitória da Conquista e Eunápolis.

           
   O curso é uma promoção da Associação de Hospitais e Serviços de Saúde do Estado da Bahia (AHSEB), Sindicato dos Hospitais e Empresas de Saúde do Sulda Bahia (Sindhesul), Federação Baiana de Saúde (Febasa), apoio da Fundação Centro de Estudos Professor Edgard Santos (Funecepes), Santa Casa de Misericórdia de Itabuna (SCMI) e uma realização da D & L Serviços. O investimento é de R$ 120 para associados e R$ 170 para não-sócios. A carga horária será de 12 horas.