As embaixadas dos Estados Unidos, Paraguai, Uruguai, Argentina e Filipinas já enviaram avisos para que todos os cidadãos de seus países que estejam planejando viajar para o Brasil tomem a vacina contra a febre amarela.
A embaixada americana publicou em sua página na internet o comunicado em inglês, citando casos fatais em Goiás e Brasília.
O aviso vale para cidadãos que estejam morando ou viajando no Brasil. Deixa claro que a vacina é importante para todos que forem às zonas rurais e para "todos os estados, incluindo Foz do Iguaçu, Brasília e Belo Horizonte".
Diz ainda que a febre amarela não é um risco para a maioria das cidades litorâneas de Fortaleza até a fronteira com o Uruguai, e também São Paulo.
O governo americano, no mesmo comunicado, ainda deixa um telefone de plantão para emergências.
Nas Filipinas o aviso também foi enviado. Segundo a imprensa local, a embaixada do país mandou um recado para que todos tomem a vacina contra a febre amarela.
"A recomendação da embaixada das Filipinas é para todos os filipinos que forem ao Brasil, incluindo aqueles que planejam acompanhar o carnaval em fevereiro", diz reportagem do jornal Global Nation.
No Paraguai, Argentina e Uruguai, o ministério da Saúde também recomenda a todos os turistas que tomem a vacina antes de irem para o Brasil, principalmente nas regiões rurais ou florestais.
Em todos os casos, as embaixadas deixam claro que o turista precisa tomar a vacina dez dias antes da viagem.