Saúde

XI SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE TERAPÊUTICA EM HEPATITE VIRAL EM SALVADOR

Vai ser de 10 a 12 de julho
| 20/06/2008 às 12:53

Situação atual do programa nacional de hepatites virais, novos medicamentos e estratégias de tratamento para a doença estão entre os temas que serão tratados durante o XI Simpósio Internacional de Terapêutica em Hepatite Viral, que acontece de 10 a 12 de julho, no Bahia Othon Palace Hotel.

O evento, o maior da área no Brasil, é coordenado pelo médico baiano Prof. Dr. Raymundo Paraná, presidente eleito da Sociedade Brasileira de Hepatologia (SBH). Realizado pela Associação do Curso de Pós-Graduação em Medicina ACPqGM - Fiocruz - Bahia e Associação Baiana para Estudos do Fígado, o Simpósio conta com o apoio da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde e secretarias de saúde do estado da Bahia e do Acre.


Dos cinco vírus causadores de doenças hepáticas agudas e crônicas, o da hepatite C é o que vem assustando mais nos últimos 20 anos. O Ministério da Saúde estima que de 1% a 2% da população brasileira (cerca de 2 a 3 milhões de portadores) tem a doença e muitas dessas pessoas não sabem que estão infectadas. Isso porque a hepatite C provoca, aos poucos e na maior discrição, estragos nas células do fígado. Atualmente, a Bahia é um dos pólos nacionais de pesquisa da doença. As inscrições on-line podem ser feitas pelo site www.hepatologiadomilenio.com.br até o dia 24 de junho.