Saúde

PLANSERV AMPLIA ATENDIMENTO À SERVIDORES ESTADUAIS EM MAIS 2 HOSPITAIS

Assinatura vai ser amanhã
| 14/07/2008 às 15:22
   Os beneficiários da Assistência à Saúde dos Servidores Públicos Estaduais (Planserv) contam agora com o serviço de emergência dos hospitais Santa Izabel e Português.

  O atendimento nesses dois tradicionais hospitais será indicado para pacientes em situação de urgência e emergência. Amanhã (15), o secretário da Administração, Manoel Vitório, se reúne no gabinete da Saeb, às 15h, com representantes dos servidores públicos e das entidades médicas baianas para divulgar oficialmente a ampliação da rede.   


  Segundo o secretário, a expansão da rede de urgência e emergência atende a uma antiga reivindicação dos usuários do plano e se tornou possível graças ao equilibro financeiro alcançado pelo Planserv, que completou 15 meses de serviços prestados sem atrasos na quitação das faturas, com pagamentos mensais da ordem de R$ 45 milhões em consultas, exames, internações e outros procedimentos clínicos e hospitalares.


   INCLUSÃO

   A inclusão dos hospitais Português e Santa Izabel amplia o atendimento de urgência e emergência em Salvador para os beneficiários do Planserv, que já contam com mais de 40 unidades de pronto atendimento, entre clínicas, prontos-socorros e hospitais. No total, são cinco pronto-socorros especializados em cardiologia, 24 em ortopedia e traumatologia, cinco em pediatria, um em psiquiatria e 15 prontos-socorros gerais.


  O usuário da assistência pode acessar a lista completa com as unidades de urgência e emergência referenciadas no endereço eletrônico www.planserv.ba.gov.br Esclarecimentos e mais informações sobre quais unidades o beneficiário deve procurar em cada caso podem ser obtidas através do 0800 56 6066.


Uso correto beneficia todos
 

O coordenador médico do Planserv, Reynaldo Rocha Júnior, esclarece os beneficiários do plano que a utilização correta dos serviços de urgência e emergência é importante para evitar situações de superlotação, o que muitas vezes compromete a qualidade da assistência prestada pelas unidades de sáude.


"O paciente com quadro clínico de baixa complexidade não deve utilizar a emergência dos hospitais de alta complexidade", diz Rocha Júnior. Ele recomenda que esse tipo de atendimento seja prestado nas unidades de pronto atendimento de menor porte.


Os serviços de urgência e emergência dos hospitais Português e Santa Izabel estão estruturados para assistir pacientes cujas vidas estejam em risco iminente ou que apresentem sofrimento intenso e a ocorrência imprevista de agravo à saúde, com ou sem risco potencial à vida, que configure necessidade de assistência médica imediata.