Saúde

CAMPANHA NACIONAL DE PREVENÇÃO AO CANCÊR DE PELE EM SALVADOR, 8/11

Vide
| 24/09/2008 às 13:17
A Sociedade Brasileira de Dermatologia realiza no próximo dia 8 de novembro, pelo décimo ano consecutivo, a Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer da Pele. A ação tem como objetivo o exame da pele, a orientação sobre a prevenção e a detecção precoce da doença, em 8 de novembro. 

A campanha mobiliza cerca de 3.000 dermatologistas cadastrados pela SBD em todo país. Em Salvador, os postos de atendimento vão funcionar no Hospital Aristides Maltez, no 7º Centro de Saúde Municipal (Itapoan), no CICAN (Centro Estadual de Oncologia), na Associação Obras Sociais Irmã Dulce, no Hospital Dom Rodrigues de Menezes, no Hospital Geral João Batista Caribé e na Cassi (Rua das Hortênsias, 274, Pituba).  

No interior da Bahia, haverá atendimento nos municípios de Barreiras, Camaçari (na Praça de Guarajuba e na Praça de Arembepe), Feira de Santana, Itaberaba, Alagoinhas,  Vitória da Conquista e Cabrália. "A campanha é um esforço nacional de dermatologistas voluntários para promover a prevenção da doença que representa o tipo de câncer de maior incidência no país", explica Irene Spínola, presidente da SBD - Bahia.

           
Os dados coletados na Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer de Pele mostram que os brasileiros estão longe de se proteger adequadamente do sol. Um índice preocupante apontado na campanha é o percentual de brasileiros que ainda se expõem ao sol sem proteção: 67,6%. Nesse grupo, os homens são mais descuidados do que as mulheres: 76,7% afirmaram não se proteger do sol, enquanto 62% das mulheres têm o mesmo hábito. Entre os pacientes que procuraram o atendimento da SBD, 16,5% já tiverem algum caso de câncer da pele na família.

A ação da SBD destaca, principalmente, os cuidados que os pais devem ter com as crianças: segundo pesquisas realizadas pela entidade, se os cuidados com a pele forem adotados desde a infância, as possibilidades de desenvolvimento da doença são reduzidas em até 85%.