Em ato político, as secretarias estaduais de Relações Institucionais (Serin) e da Saúde (Sesab) apresentaram às lideranças dos 21 bairros integrantes do Subúrbio de Salvador, o projeto do novo hospital que será construído na região.
A homologação da concorrência foi divulgada no Diário Oficial da última quarta-feira (24) e o início das obras depende apenas da liberação da licença ambiental e assinatura da ordem de serviço pelo governador Jaques Wagner.
A diretora de Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde da Sesab, Mara Rocha, fez a apresentação do projeto, na Creche Heroínas do Lar, localizada nas imediações do Parque São Bartolomeu.
Segundo Mara, a área onde será implantado o hospital - Rua Manoel Lino, conhecida como Estrada Velha de Periperi - possui uma série de vantagens, a começar por ser centro do Subúrbio.
"Isso permitirá o atendimento da população local e das pessoas que vão se dirigir ao hospital pela BR-324. Além disso, o processo de desapropriação da área foi bastante amigável porque as pessoas entenderam que a obra traz vantagens para todos", explicou.
Expectativas
Segundo a agente comunitária de saúde, Iraci Cerqueira de Jesus, a expectativa da comunidade do Cabrito é grande. "O quadro da saúde no subúrbio é péssimo. A gente espera não ter mais uma decepção como tem sido o Programa Saúde da Família. Esperamos que o hospital ajude a acabar com isso", afirmou.
Lílian Alves, da Associação Criança e Família do Alto de Santa Terezinha, quer que o "governador assine o quanto antes a ordem de serviço, para ser colocada logo o primeiro tijolo e o hospital ficar pronto".
Segundo a liderança, a comunidade anseia, com urgência, por "um hospital que realmente funcione e acredita que agora vai dar certo".
O geólogo José Humberto Silva Chagas, gestor da Área de Proteção Ambiental (APA) da Bacia do Cobre, vê a construção do Hospital do Subúrbio como "uma ação muito positiva do Governo do Estado, até porque será implantado numa área que poderia se favelizar. A vinda do hospital trará também cidadania, emprego e melhoria da qualidade de vida das pessoas do Subúrbio de Salvador".
Lúcia Mascarenhas, assessora técnica da Serin e coordenadora da iniciativa da apresentação, explica que "atividades como essa são de fundamental importância para reforçar a intersetorialidade das ações do governo, nos aproximar das comunidades e mostrar nosso respeito por suas lideranças".
Projeto
Especializado no atendimento de traumas, o Hospital do Subúrbio conta com o mesmo projeto do Hospital do Oeste, localizado no município de Barreiras, e ocupará uma área total de 40 mil metros quadrados.
Nele serão oferecidos 248 leitos, divididos em clínicas médica e pediátrica, cirurgia geral adulto e pediátrica, tratamento de queimados, traumato-ortopedia adulto e pediátrica, UTIs adulto e pediátrica e semi-intensiva adulto e pediátrica.
Além disso, a população terá acesso a serviços de urgência e emergência em clínica médica, cirurgia, traumato-ortopedia, tratamento de queimados (adulto e pediátrico), além de farmácia, nutrição e dietética.
A obra está estimada em R$ 42 milhões, será realizada pela Construtora MRM, vencedora da concorrência, e acompanhada pela Superintendência de Construções Administrativas da Bahia (Sucab).