Acontece nesta quarta-feira, 29, a VI Jornada Baiana de Estomaterapia, que vai tratar sobre especialidades da enfermagem que trabalha com estomas, feridas e incontinências, com foco nos cuidados com o idoso.
O evento será realizado no auditório do Hospital Santa Izabel, pertencente a Santa Casa de Misericórdia da Bahia, das 8h às 18hs. "Dentro deste tema, serão abordados aspectos como cuidados de feridas, orientação no pré e pós-operatório de estomas e reabilitação do paciente incontinente, entre outros", explica Roberta Viana, uma das coordenadoras do evento.
A jornada visa ainda esclarecer os profissionais sobre os avanços no tratamento de estomaterapia. São poucas as enfermeiras em Salvador especializadas nestes procedimentos, mesmo com a alta demanda. Só no Hospital Santa Izabel, 120 portadores de feridas recebem cuidados durante a semana no Ambulatório Silva Lima.
"Quanto antes o diagnóstico for definido, mais cedo a pessoa pode se reabilitar e retomar as atividades diárias", alerta Roberta Viana.
Os idosos são os mais prejudicados pela falta de esclarecimento sobre as possibilidades de tratamento e muitas vezes sentem vergonha e se escondem por receio de serem discriminados.
Entre os palestrantes do evento está a presidente da Associação Brasileira de Estomaterapia, Beatriz Yamada, que vai falar sobre infecção de feridas e o urologista, chefe médico do Serviço de urologia do Hospital Santa Izabel, Dr. Eduardo Café, que vai falar sobre alterações miccionais no idoso.
Outros profissionais especialistas da área também vão falar sobre avanços tecnológicos em estomaterapia. Na abertura do evento um grupo musical formado por idosos vai se apresentar e no encerramento será realizado um desfile de Miss da terceira idade.