Saúde

CAMPANHA NACIONAL DE PREVENÇÃO AO CÂNCER DA PELE COMEÇA DIA 8

Vide
| 31/10/2008 às 10:00
A exposição ao sol é um dos fatores responsáveis pelo câncer de pele (Foto/DIV)
Foto:

A Sociedade Brasileira de Dermatologia realiza no próximo dia 8 de novembro, pelo décimo ano consecutivo, a Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer da Pele. A ação tem como objetivo o exame da pele, a orientação sobre a prevenção e a detecção precoce da doença. 

   A campanha mobiliza cerca de 1.500 dermatologistas cadastrados pela SBD, que farão atendimento gratuito em 174 postos distribuídos por 23 estados do país. Ao todo, são cerca de três mil profissionais de saúde voluntários envolvidos na ação.
 
      Em Salvador,  os postos de atendimento vão funcionar no Hospital Aristides Maltez, no 7º Centro de Saúde Municipal (Itapoan), no CICAN (Centro Estadual de Oncologia), na Associação Obras Sociais Irmã Dulce, no Hospital Dom Rodrigues de Menezes, no Hospital Geral João Batista Caribé e na Cassi (Rua das Hortênsias, 274, Pituba).  

    No interior da Bahia
, haverá atendimento nos municípios de Barreiras, Camaçari (na Praça de Guarajuba e na Praça de Arembepe), Feira de Santana, Itaberaba, Alagoinhas, Vitória da Conquista, Itabuna e Belmonte. "A campanha é um esforço nacional de dermatologistas voluntários para promover a prevenção da doença que representa o tipo de câncer de maior incidência no país", explica Irene Spínola, presidente da SBD - Bahia.

Na Bahia, o atendimento
será das 8 às 13 horas.

           
    No Brasil, pele bronzeada é sinônimo de beleza e saúde. No entanto, especialistas da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) advertem: a exposição ao sol de forma inadequada pode trazer inúmeros prejuízos à pele e ainda é a responsável pelo câncer de maior incidência no Brasil - o câncer da pele.

    Os dados coletados na Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer de Pele mostram que os brasileiros estão longe de se proteger adequadamente do sol. Um índice preocupante apontado na campanha é o percentual de brasileiros que ainda se expõem ao sol sem proteção: 67,6%. Nesse grupo, os homens são mais descuidados do que as mulheres: 76,7% afirmaram não se proteger do sol, enquanto 62% das mulheres têm o mesmo hábito. Entre os pacientes que procuraram o atendimento da SBD, 16,5% já tiverem algum caso de câncer da pele na família.

   A ação da SBD destaca, principalmente, os cuidados que os pais devem ter com as crianças: segundo pesquisas realizadas pela entidade, se os cuidados com a pele forem adotados desde a infância, as possibilidades de desenvolvimento da doença são reduzidas em até 85%.


 Sobre o câncer da pele


        Câncer da pele é o crescimento anormal e descontrolado das células que compõem a pele. Estas células se dispõem formando camadas e, dependendo da camada afetada, surgem os diferentes tipos de câncer. Os mais comuns são os carcinomas basocelulares e os espinocelulares; o mais perigoso é o melanoma.

        A radiação ultravioleta é a principal responsável pelo desenvolvimento do câncer e o envelhecimento da pele. Ela se concentra nas cabines de bronzeamento artificial e nos raios solares.

        O carcinoma basocelular é o tipo mais freqüente, e representa 70% dos casos. É mais comum após os 40 anos, em pessoas de pele clara. Seu surgimento está diretamente ligado à exposição solar acumulativa durante a vida. Apesar de não causar metástase, pode destruir os tecidos à sua volta, atingindo até cartilagens e ossos.

        Já o carcinoma espinocelular é o segundo tipo mais comum de câncer da pele, pode se disseminar por meio de gânglios e provocar metástase. Entre suas causas, estão a exposição prolongada ao sol, principalmente sem a proteção adequada, tabagismo, exposição à substâncias químicas como arsênio e alcatrão e alterações na imunidade.

        O melanoma é o tipo mais perigoso, com alto potencial de produzir metástase. Pode levar à morte se não houver diagnóstico e tratamento precoce. É mais freqüente em pessoas de pele clara e sensível. Normalmente, inicia-se com uma pinta escura.

        Cuidado com a pele

            Como a incidência dos raios ultravioletas está cada vez mais agressiva na Terra, as pessoas de todos os fototipos devem estar atentas e se protegerem quando expostas ao sol. Os grupos de maior risco são os do fototipo I e II, ou seja: pele clara, sardas, cabelos claros ou ruivos e olhos claros. Além destes, os que possuem antecedentes familiares com histórico da doença, queimaduras solares, incapacidade para bronzear e pintas.

            A Sociedade Brasileira de Dermatologia recomenda que todas as medidas de proteção sejam adotadas quando houver exposição ao sol: uso de chapéus, camisetas e protetores solares. Também deve ser evitada a exposição solar entre 10 e 16h. É importante ressaltar que as barracas usadas na praia, sejam feitas de algodão ou lona, absorvem 50% da radiação ultravioleta. As barracas de nylon formam uma barreira pouco confiável: 95% dos raios UV ultrapassam o material.

            Para o uso de filtros solares, é sugerida a reaplicação a cada duas horas. O ideal é que o Fator de Proteção Solar (FPS) seja, no mínimo, 15.

       
     Como identificar o câncer da pele

            Além da proteção solar, é importante fazer uma avaliação clínica da pele para prevenir o desenvolvimento da doença. É preciso estar atento a alguns sinais:

  • Um crescimento na pele de aparência elevada e brilhante, translúcida, avermelhada, castanha, rósea ou multicolorida;
  • Uma pinta preta ou castanha que muda sua cor, textura, torna-se irregular nas bordas e cresce de tamanho;
  • Uma mancha ou ferida que não cicatriza, que continua a crescer apresentando coceira, crostas, erosões ou sangramento.

  

Locais de atendimento em Salvador


 -      CICAN - Centro Estadual de Oncologia

Av.Vasco da Gama, s/nº, Vasco da  Gama


 -      Hospital Aristides Maltez

 Av. Dom João VI, 332, Brotas


- 7° Centro de Saúde Municipial - Itapoan

Av.Dorival Caymmi, s/nº, Itapoan


- Associação Obras Sociais Irmã Dulce

 Av.Bonfim, 161,  Roma


- Hospital Dom Rodrigues de Menezes

Rua Coronel Azevedo, S/Nº, Cajazeiras II - Águas Claras


-  CASSI 

Rua das Hortências, 274, Pituba


- Hospital Geral João Batista Caribé

Avenida Afrânio Peixoto, s/nº, Coutos

 Ponto de referência: Próximo à estação de Coutos


Locais de atendimento no interior do Estado:


1.          BARREIRAS

Centro de Saúde Leonídia Aires

Rua Funrural, 80  Morada Nova



2.          CAMAÇARI /     GUARAJUBA

 Ônibus da Prefeitura na Praça de Guarajuba

Município de Camaçari / Localidade de Guarajuba           



3.          CAMAÇARI / AREMBEPE

Ônibus da Prefeitura na Praça de Arembepe

 Município de Camaçari / Localidade de Arembepe              


4. FEIRA DE SANTANA

Secretária Municipal de Saúde

Av.João Durval Carneiro, s/nº,   Centro

 

5.      ITABERABA

Hospital Geral de Itaberaba

Rua Rogério Rego, s/nº, Centro



6.      ALAGOINHAS

SEMEL

Praça Rui Barbosa, 268, Centro



7.      VITÓRIA DA CONQUISTA

Centro de Saúde DST-Aids

Praça João Gonçalves, s/nº, Centro



8.       ITABUNA

Centro de Saúde José Maria Magalhães Neto

Praça João Pessoa, s/nº, Centro



9.  BELMONTE

Hospital Dr. José da Costa Pinto Dantas

Rua Saldanha da Gama, s/nº,  Centro