Saúde

CAMINHÃO DA IVETE FAZ 50 EXAMES CÂNCER MAMA NA CAMPANHA DE LAURO

Vide
| 04/03/2009 às 12:17
Ministra, primeira-dama e prefeita no lançamento da campanha "Toque pela Vida"
Foto: Foto: Ivan Erick Baldivieso
  Com a presença da ministra da Secretaria Especial de Políticas para Mulheres, Nilcéia Freire, foi lançada, na última terça-feira (3), em Lauro de Freitas, a campanha de prevenção ao câncer de mama "Toque pela Vida: A cura está em suas mãos".

Promovida pela prefeitura de Lauro de Freitas, com apoio do Governo do Estado, a iniciativa visa sensibilizar as mulheres para gestos como o toque simples que podem detectar o câncer de mama no estágio inicial e assegurar a cura.


  Além de uma unidade móvel equipada com dois mamógrafos (batizado de caminhão de Ivete, pois conta com apoio da cantora), com capacidade de atendimento de 50 mulheres por dia, e que ficará estacionado numa área em frente ao Restaurante Popular de Lauro de Freitas até o dia 14 deste mês, uma exposição fotográfica também integra a campanha.


  A mostra "De Peito Aberto", com 53 painéis, foi organizada pela jornalista Vera Golik e pelo fotógrafo Hugo Lenzi e revela o testemunho de mulheres brasileiras que venceram ou enfrentaram o câncer de mama. As fotos e textos expostos no salão do Restaurante Popular, reforçam a importância do apoio familiar, da realização de exames preventivos e do resgate da auto-estima das mulheres.


  Segundo a ministra Nilcéia Freire, pela evidência de que os casos de câncer de mama estão aumentando no Brasil, é extremamente importante campanhas como a "Toque Pela Vida". "Quanto mais precocemente se faz o diagnóstico, significa cura. Portanto, as mulheres precisam ser alertadas, instruídas de como fazer o auto-exame, e também exigir de seus médicos, inclusive os exames clínicos de mama. E o poder público precisa dar acesso à mamografia para todas as mulheres", enfatizou.


  Para a primeira dama do estado, Fátima Mendonça, além do problema de saúde que a doença traz para as mulheres, o efeito que tem na auto-estima da mulher também precisa ser trabalhado. "Temos que mostrar que ela precisa fazer o auto-exame, a mamografia e procurar o ginecologista e o mastologista. Essa doença está batendo na porta de todas as mulheres, independente de classe social, e sabemos que tem cura", falou Mendonça.


PARCERIA


De acordo com informações da Secretaria Estadual da Saúde (Sesab), os exames realizados na unidade móvel são avaliados na cidade de Juazeiro por médicos da Sesab, e, em caso de detecção do câncer de mama, as pacientes são encaminhadas para o Centro Estadual de Oncologia (Cican).


Para prefeita de Lauro de Freitas, Moema Gramacho, a campanha tem um duplo sentido. "Se tocar para fazer o auto-exame e se tocar no sentido de cair em si e se cuidar. Estamos fazendo campanha não só de orientação e informação, mas também de acesso aos exames, garantindo a mamografia, o diagnóstico e o tratamento, por meio da rede pública, em parceria com o Governo do Estado".


CÂNCER DA MAMA

Estimativa da Organização Mundial de Saúde (OMS) mostra que aproximadamente 1 milhão e 50 mil novos casos de câncer de mama surgem anualmente em todo o mundo. No Brasil, a realidade mostra que este também é o tipo da doença que mais atinge e mata a população feminina.


Quanto mais cedo for detectado o câncer, maiores são as chances de cura, que acontece em até 100% dos casos. As formas de prevenção são o auto-exame (toque), a ultra-sonografia mamária e a mamografia, neste caso, para mulheres acima dos 40 anos.


A dona de casa Solange Cardoso Pimentel, 42 anos, foi uma das primeiras a ser atendida no Caminhão da Ivete. "Aproveitei a oportunidade para fazer o exame novamente. A primeira vez, fiz no Cican (Centro Estadual de Oncologia), em Salvador. Acho que temos que nos cuidar para ficar bem conosco mesmo e também com os outros", acentuou.