Saúde

MÉDICAS ALERTAM PARA QUESTÃO PSICOLÓGIA TRATAMENTO DO CÂNCER

Vide
| 11/04/2009 às 19:02

Mais de 50% do sucesso de um tratamento médico pode ser depositado na relação de confiança que se estabelece entre médicos e pacientes. O entendimento é da médica Neide Scaldaferri, da equipe da Clínica CAM, que realizou palestra gratuita na tarde de hoje (08.04), para marcar o Dia Mundial de Combate ao Câncer.

O tema do encontro foi a importância da questão psicológica durante o tratamento do câncer ginecológico. “A paciente deve estar 100% confiante e o médico deve dar 100% de esperança para ela. Mais da metade do tratamento é a relação com o médico. É no médico que a paciente deposita sua expectativa de vida e o médico deve saber conduzir isso”, afirma Scaldaferri.  Segundo a médica, uma boa dose de confiança é fundamental para se vencer as doenças. “As pacientes tem que sorrir, tem que conseguir levar uma vida normal, não devem se entregar. Isso é muito importante no tratamento.”, afirmou.

Falando para um público de dezenas de mulheres, Scaldaferri e a médica ginecologista Luciana Pitta alertaram para as formas de prevenção e os fatores de risco para os cânceres ginecológicos (mama, vulva, corpo e colo de útero, além do câncer de ovário). Segundo Luciana Pitta, o câncer que mais atinge as mulheres na Bahia é o de mama, seguido de perto para o câncer de colo de útero. Segundo estimativas do Instituto do Câncer (INCA), este ano cerca de 18 mil mulheres vão sofrer de câncer de colo de útero no estado; sendo que a doença deve atingir 5.600 pacientes em Salvador.

Para Pitta, embora a doença tenha vários fatores de risco - alguns dos principais estão associados às baixas condições sócio-econômicas, ao início precoce da atividade sexual, à multiplicidade de parceiros sexuais, ao tabagismo, à higiene íntima inadequada e ao uso prolongado de contraceptivos orais -, esta é uma doença que tem 100% de cura, quando identificada precocemente. Sobre a doença, as duas médicas têm uma opinião comum: a prevenção continua sendo o melhor remédio. A dica é manter um dieta saudável; praticar atividades físicas; procurar manter sempre um peso ideal; não fumar; não exagerar nas bebidas alcoólicas; fazer sexo com segurança; além de consultar regularmente o médico e fazer sempre exames complementares.