Vide
Quem pensa que com o fim do verão a pele deixa de exigir cuidados especiais está enganado. O cuidado também é fundamental mesmo em dias nublados.
Com as nuvens escondendo o sol intenso, o nível de radiação solar chega a 70% do normal (dia com o céu limpo), ou seja, mesmo nos dias nublados, típicos do outono, a emissão de raios ultravioletas é constante.
"Evitar a exposição excessiva ao sol, usar protetor solar adequado e cuidar da pele devem ser esforços diários", explica a dermatologista Marilúsia Maia Costa, presidente da Sociedade Brasileira de Medicina Estética - Bahia.
NEUTROS
Segundo a médica, durante a estação é importante evitar banhos quentes demorados e o uso excessivo de sabonete, principalmente os alcalinos, pois removem a gordura natural da pele - o manto lipídico - que protege e garante uma aparência saudável.
As áreas do corpo que mais precisam de sabonetes são as dobras e as regiões que produzem secreção. Os sabonetes com PH neutro são os mais indicados.
Além da fotoproteção, para manter a pele - maior órgão do corpo humano - saudável, o corpo exige hidratação interna e extena. A da pele através do uso de cremes hidratantes - umectantes, oclusivos ou hidrófilos - a depender do tipo de pele. E também a hidratação, de dentro para fora, através da ingestão de pelo menos dois litros de água diariamente.