Saúde

GLAUCOMA: VEREADOR PROPÕE CAMPANHAS EDUCATIVAS PARA DOENÇA

Vide
| 19/04/2009 às 14:37

O dia 26 de maio deverá ser instituído como Dia Municipal de Combate ao Glaucoma. A proposta é defendida pelo vereador e médico Gilberto José (PDT), por meio do Projeto de Lei nº 88/09 apresentado na Câmara Municipal, que autoriza o Executivo a promover campanhas preventivas e educativas com o objetivo de alertar as pessoas para a necessidade de consultar o médico periodicamente a fim de diagnosticar e tratar da doença para evitar a cegueira.


Gilberto José lembra que, segundo a Organização Mundial de Saúde, o glaucoma atinge mais de 70 milhões de pessoas no planeta, sendo 3 milhões nos Estados Unidos. No Brasil, estima o Conselho Brasileiro de Oftalmologia, existem quase 2 milhões de portadores, metade dos casos não diagnosticada.


"Vale destacar que, após os 50 anos, 1,5% a 2% da população desenvolve Glaucoma; após os 70 anos, esses números sobem para 6% a 8%. E o pior é que em geral a moléstia não produz sintoma. A primeira indicação (perda gradativa da visão) aparece tardiamente, às vezes quando já não é possível fazer nada para evitar a cegueira", alerta o vereador. O glaucoma é considerado uma doença do nervo óptico e já foram identificados mais de 40 tipos distintos, sendo que o mais comum é caracterizado pelo aumento da pressão intraocular.

 

Controle 

Segundo Gilberto José, a importância de ter um dia dedicado ao combate à doença é propiciar o debate e campanhas educativas, com o objetivo de alertar a população para a necessidade do diagnóstico precoce. "A doença ainda não tem cura, mas pode ser controlada com colírios. Quando não se conseguem bons resultados com esses medicamentos, recorre-se à cirurgia. Na maioria dos casos, felizmente, se tem sucesso no controle da doença, evitando que as pessoas fiquem cegas e preservando a sua qualidade de vida", justifica o vereador.


Ele observa que o primeiro passo para o diagnóstico é medir a pressão intraocular do paciente. Entre os exames complementares está o do nervo óptico. Estão mais suscetíveis a contrair o glaucoma indivíduos com histórico da doença na família; quem tem pressão intraocular elevada; descendentes de africanos; diabéticos; portadores de miopia grave ou de lesões oculares; e quem faz uso irregular e prolongado de colírio com corticóide. O glaucoma pode ocorrer ao mesmo tempo nos dois olhos. Pode manifestar-se em qualquer pessoa.

 

A doença – O mecanismo de formação desse fenômeno é o seguinte: no interior do olho há um líquido, humor aquoso, que é produzido e drenado de maneira constante. Quando a drenagem é inadequada, ele se acumula e pressiona todo o olho, incluindo os vasos sanguíneos. Chegam menos sangue e oxigênio aos tecidos oculares. Isso danifica em especial o nervo ocular, que leva as imagens recolhidas pelos olhos ao cérebro para identificação. Se o problema persistir durante um longo tempo, não for descoberto nem tratado, a pessoa vai perdendo a visão periférica e fica cega.