Saúde

SESAB ESCLARECE QUE TRANSPLANTE DE MEDULA ÓSSEA PODE SER FEITO EM SP

Vide
| 20/04/2009 às 12:10
SESAB informa que, em breve, HUPES fará transplantes em Salvador
Foto:

 

Os baianos que necessitam do transplante de medula óssea continuam tendo acesso ao procedimento, garantido pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) por meio do serviço de TFD - Tratamento Fora do Domicílio, no qual o paciente é encaminhado, com acompanhante, a outro estado onde o transplante pode ser realizado, a exemplo de São Paulo e Pernambuco.

Em breve, o procedimento voltará a ser realizado na Bahia, no Hospital Universitário Professor Edgard Santos (Hupes), o Hospital das Clínicas, da Universidade Federal da Bahia.

 

Com essa finalidade, o Hupes já se prepara: a reforma da enfermaria que será destinada ao serviço de TMO (transplante de medula óssea) já está em fase de conclusão e a compra dos equipamentos necessários está sendo licitada. O TMO era realizado no Hospital Português (HP), que teve seu credenciamento junto ao Ministério da Saúde para a realização do procedimento vencido no mês de novembro de 2007.

 

O credenciamento é exigido nos termos da Portaria 1217 de 13/10/1999, do Ministério da Saúde, que regulamenta os transplantes de medula óssea. Ao fim do período para o qual o HP tinha credenciamento, o Governo do Estado, por meio da Sesab, cumpriu seu papel de solicitar que o hospital se adequasse às exigências da citada Portaria, não tendo a direção do HP, por moto próprio, solicitado o recredenciamento necessário junto ao Ministério da Saúde.