Para comemorar o Dia Mundial da Hepatite (19), Salvador sediará a Semana Estadual de Mobilização para Prevenção e Controle das Hepatites Virais que terá início neste domingo (17), no Campo Grande. Na ocasião, quem passar pelo local poderá fazer testes sorológicos para Hepatite C e B pelo Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia, vacinar-se e receber orientações e aconselhamentos sobre hepatites virais. Médicos, bioquímicos, enfermeiros e estudantes de Medicina e Enfermagem estarão presentes neste dia dedicado a reforçar a necessidade de conscientização sobre os cuidados com a saúde por meio da prevenção e do acesso à informação.
No domingo também haverá uma escala de médicos para aconselhamentos. Participarão os seguintes profissionais: Raymundo Paraná, Maria Isabel Schinoni, Marcelo Portugal, Delvone Almeida, Allan Rego, Liana Codes, Ana Cristina Saraiva, Antonio Ricardo Andrade e Marcelo Silva. Representantes da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia, da Secretaria Municipal da Saúde de Salvador, e da Coordenação de Transplantes de Órgãos estarão presentes em estandes dispostos no local. A ONG Grupo Vontade de Viver também participará da ação.
Na próxima terça, dia 19, haverá o Seminário de Mobilização para prevenção e controle das hepatites virais para profissionais de saúde, a ser realizado no auditório da Fiocruz, de 08h às 17h, sob coordenação do médico Raymundo Paraná.
A programação do Dia contempla as seguintes palestras:
- Hepatite Viral como problema de saúde pública no Brasil (08h30 às 09h Raymundo Paraná);
-Tratamento das Hepatites Virais na Bahia (09h às 09h30 Delvone Almeida);
- Manejo dos efeitos adversos das hepatites virais (09h30 às 10h Maria Isabel Schinoni);
- Os papéis das Ongs e as parcerias com os gestores de saúde para lidar com as hepatites virais (10h30 às 11h Grupo Vontade de Viver).
Simpósio Internacional
Entre 22 e 25 de julho deste ano, além do tradicional Hepatologia do Milênio/Simpósio Internacional de Terapêutica em Hepatite Viral, Salvador receberá a I Reunião França/Brasil de Hepatites Virais. Evento científico de elevado nível no ano de comemoração da França no Brasil, a iniciativa servirá para apresentar os recentes avanços no campo do tratamento das hepatites virais e suas complicações, ressaltando-se a co-infecção HIV/Hepatites Virais. Inscrições, já abertas, e mais informações pelo site: http://www.hepatologiadomilenio.com.br/