Muitas vezes quando vemos uma pessoa obesa, a primeira impressão que temos é que ela come muito, mas nem sempre o excesso de peso é sinal alimentação exagerada. Muitos brasileiros sofrem de uma doença chamada hipotireoidismo, um distúrbio ocasionado pela falta de hormônio da tireóide ("tireóide preguiçosa").
A doença, que acomete mais freqüentemente as mulheres, especialmente após os 50 anos, pode ter uma característica familiar (atingir vários membros de uma mesma família). O hipotireoidismo é a doença mais comum da tireóide, uma glândula localizada na parte anterior do pescoço, bem abaixo do pomo-de-adão. Ela produz hormônios que afetam a maioria dos órgãos, incluindo o coração, cérebro, fígado, rins e pele.
O hipotireoidismo é muito comum. É difícil estimar o número de pacientes com a doença, até porque muitas pessoas têm hipotireoidismo e não sabem. Pesquisas revelam que cerca de 5 milhões de brasileiros têm a doença, mas a grande maioria ainda não diagnosticada. Um grande número de pessoas apresenta sintomas vagos de cansaço e desânimo, atribuindo-os, de forma errônea, como sendo próprios da idade.
CONVENÇÃO
Na próxima quinta-feira, dia 28, esses conceitos serão debatidos por uma das maiores especialistas em hipotireoidismo no mundo: Dana Reed-Kane, que faz parte da equipe de Loyd V. Allen, conhecido como o "papa" dos farmacêuticos no mundo.
Além de temas como "Hipotireoidismo", "Reposição Hormonal", "Terapia da Dor" entre outros assuntos, dezenas de conceitos serão debatidos.
A VIII Convenção da rede de farmácias A Fórmula, que acontece de 26 a 29 de maio, reunirá também importantes nomes nacionais como Marcus Rizzo, Elaine Schindler, Giovanna Dimitrov e Andréa Guermani que abordarão temas desde motivação, marketing até consultoria.
Durante os quatro dias do evento, que acontece no Hotel Blue Tree Premium, no Rio Vermelho, os participantes estarão envolvidos em diversas atividades de reciclagem, atualização com novas tendências de mercado e integração.