Saúde

Médico recomenda que jovens façam exame no coração de 2 em 2 anos

No Dia Mundial da Saúde, comemorado hoje (5), cardiologista lembra sobre a importância de manter em dia os cuidados com o coração.
Varjão Associados ,  Salvador | 05/08/2014 às 13:15
No Brasil, as doenças cardiovasculares representam a principal causa de morte e a cada minuto morre 1 pessoa vítima de doenças cardiovasculares no mundo, por isso, no Dia Mundial da Saúde, comemorado hoje (5), é tão importante alertar a população sobre a importância de cuidar bem da saúde do coração.

De acordo com o cardiologista do Hospital Santa Izabel (HSI), Gilson Feitosa Filho, é importante não esperar o aparecimento dos sintomas da doença para procurar um médico. “Jovens devem fazer check-ups periódicos a cada dois anos e pessoas com idade avançada, anualmente. O ideal é descobrir a doença antes de qualquer manifestação”, alerta o médico.

Segundo o cardiologista medidas simples como o controle do peso e do stress, além da prática de exercícios físicos regulares podem ser importantes aliadas para prevenir doenças cardiovasculares. “A alimentação também tem fundamental importância nesse caso. É preciso evitar o consumo de gordura e carboidratos em excesso, optando por vegetais e legumes”, acrescenta.