Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

WAGNER TEM O PROGRAMA MAIS PROPOSITIVO NA TV E GEDDEL O MAIS CRÍTICO

Leia a conversa de dois velhinhos na fila da Mega-Sena
01/09/2010 às 22:01

Foto: BJÁ
Taí o melhor comitê da Bahia: vista para o mar, perto do Barravento e do Caranguejo do Sergipe
  Miudinhas globais:

  1. É difícil entender as pesquisas. A recente pesquisa VOX/A Tarde diz que 39% dos eleitores são influenciados na definição do voto através dos programas do horário eleitoral do rádio e da TV. E acentua que, apenas 9% através de influência dos políticos. Ora, o presidente Lula tem 87% de aprovação de ótimo/bom no Nordeste. Vê-se, pois, que a força de Lula supera esses 9% do VOX/A Tarde com bastante folga. Não que Lula faça a cabeça de 87% dos eleitores. Mas, faz de pelo menos a metade ou até mais.

  2. Justiça seja feita: Pinheiro não votou contra o reajuste dos aposentados, contra nós velhinhos. Pinheiro votou contra o fator previdenciário. Tá certo. Este último quebraria ainda mais a Previdência.

  3. Vou contar uma de velhinhos: estava na fila dos tais para jogar na Mega-Sena no Shopping Barra quando encontrei um amigo de longas datas fazendo o mesmo. - E aí fulano, quanto tempo! Querendo ficar milionário? - perguntei, - Claro, estou igual ao velho amigo - respondeu. - Já pensou o que vai fazer com tanto dinheiro se ganhar? - emendei. - Minha mulher me fez essa mesma pergunta e eu disse que iria comprar pipocas e bombons pra dar as mocinhas.

  4. É isso aí: alegria de velhinho é ficar tomando um chopinho no Califa, no Shopping Barra, olhando as mocinhas passarem e sonhando com o passarinho voando da gaiola.

  5. Alcebíadas Barata responde a 25 processos e ainda tinha trânsito livre na Prefeitura de Salvador.

  6. Já tem uns 10 ou mais anos que ouço dizer que a moda baiana vai ganhar o mundo. Deve ser em outro planeta.

  7. O projeto de Álvaro Gomes, deputado do PCdoB, foi o único de repercussão a ser aprovado pela Assembleia Legislativa, em 2010.

  8. Novos chavões dos assessores de imprensa dos candidatos: "Apesar da chuva que caía no município tal, o nosso candidato foi recebido por uma multidão"; "Apesar do intenso sol que fazia hoje no município tal, nosso candidato foi recebido por uma multidão". Ou seja, só falta chover canivetes ou nevar.

  9. Também já ouvi falar muito em "viradas" de campanhas e nada acontece. Agora, já tem é gente falando em "viradas".

  10. Já começou a disputa entre os deputados Henrique Alves/PMDB (amigo de Michel Temer) e Cândido Vaccarezza/PT (amigo de Dilma) para saber quem será o novo presidente da Câmara dos Deputados.

  11. Na Bahia, com o "caminhão" de votos que elegerá o deputado Marcelo Nilo, PDT, não há concorrentes contra o tal na Assembleia Legislativa.

  12. Na Câmara de Salvador, com a dissidência João/Geddel, tá bom para Pedro Godinho na sucessão a Alan Sanches.

  13. O melhor comitê da Bahia, disparado, é o de Leonelli. Na Avenida Oceânica, frente para o mar da Barra, visão total do Farol, do morro do Cristo e das baleias. De quebra, a um passo do Barravento onde se pode tomar um chopinho da melhor qualidade, da baiana do acarajé e do Caranguejo de Sergipe. Esse Leonelli sabe das coisas.

  14. Paulo Souto está dando o maior valor ao seu pronunciamento de 4 minutos alertando para o que chama a verdade baiana. Está difundindo a mensagem na internet a mil por hora.

  15. Uma notinha temperando a nossa sardinha: o Bahia Já atingiu 1.304.126 page viws em agosto último com 42.068 matérias impressas ao dia. Os dados são do relatório da Locaweb. Não é muita coisa. Mas, já quebra um galho.

  16. O Rasta do Pelô tá assustado com o tal palco giratório que o governo vai instalar no Pelourinho a um custo inicial de R$4 milhões. O Rasta me perguntou (e eu não soube responder) se é folheado a ouro. Só perguntando ao companheiro Tramm.

  17 A edição desta semana de J&Cia entre os assuntos principais estão os lançamentos de 1822, segundo livro de Laurentino Gomes, e de O crime quase perfeito, primeira obra de ficção de Percival de Souza, com entrevistas de ambos os autores; a promoção de Paula Mageste a diretora do grupo Femininas e Interesses Especiais da Editora Globo;

  18. E duas análises: uma sobre os novos passos da Abril, que decidiu investir em quatro pilares básicos de atuação (edição, distribuição, gráfica e educação); e outra sobre as chances de sucesso do Jornal do Brasil apenas na versão online.

  19. Outros temas em destaque são o duelo entre A Tarde e Correio pelo mercado baiano; o encerramento, pelo STJ, da pendência de 45 anos entre os Diários Associados e a família Chateaubriand; repercussões da edição de J&Cia Entrevista com Fausto Silva; e a perspectiva de concessão, post-mortem, do título de cidadão palistano ao padre-cientista Roberto Landell de Moura, verdadeiro inventor do rádio.

 20. Coligação A Bahia Tem Pressa, agenda do Candidato Geddel Vieira Lima, dia 2, quinta-feira, 10h - Salvador - Reunião com lideranças; 18h - Filadélfia - Carreata.

  21. O candidato ao governo do estado pela coligação "A Bahia Merece Mais" (DEM/PSDB), Paulo Souto, viaja para Feira de Santana, onde concede entrevista à imprensa, na manhã desta quinta-feira (02). Depois, visita o Mercado Modelo, em Salvador. Pela tarde, Souto participa de evento político em Jequié.

  22. Nesta quinta-feira (02), às 10h, Bassuma é entrevistado pelos jornalistas do site Bahia Diário; Às 11h30, é entrevistado no programa Tribuna Popular, por Marivaldo Junqueira e Silvano Silva, na Rádio Educadora de Santana de Caetité 920 AM.


À tarde, grava programa eleitoral.

  23. Coligação "Pra Bahia Seguir em Frente" - Agenda do governador Jaques Wagner - 02, 12h55min - Entrevista para o Programa Que Venha o Povo; 14 às 18 horas - Agenda Institucional.

  24. Agenda de Marcos Mendes - P-SOL Bahia, quinta Feira - 02, 10hs: Concede Entrevista a Estudantes de Jornalismo; 15hs: Reúne-se via Skype com o Everaldo Silva Candidato a Vice na Chapa; 20hs: Grava Programa Eleitoral



  25. "Ficarei feliz nesta campanha, se conseguir recompor a verdade do que realmente está acontecendo na Bahia. Nos últimos três anos e oito meses, o nosso estado foi intoxicado por uma intensiva propaganda do governo, que é no mínimo enganosa. A verdade não é prioridade neste atual governo", afirmou o candidato ao governo do estado pela coligação "A Bahia Merece Mais" (DEM/PSDB), Paulo Souto, durante sabatina, promovida pelo jornal A Tarde,

  26. Os programas eleitorais dos candidatos a governador nesta quarta-feira, 1º, foram bons, cada qual dentro de sua ótica. Souto desdobrou a sua mensagem da segunda sobre a verdade e a propaganda do governo revelando, em novo cara-a-cara com o telespectador que, a realidade da Bahia é diferente do que acontece na propaganda. E mostra em matéria jornalística (mal editada) que áreas do programa habitacional do governo estão abandonadas.

  27. A mensagem essencial de Souto (foi também o que disse em A Tarde, hoje) é alertar aos baianos, na sua opinião, de que a população tem o direito de conhecer a verdade e não o que revela a propaganda do governo que considera enganosa.

  28. Em seguida veio o programa de Wagner destacando a Rede Saúde que está implantando no Estado. É o programa melhor editado, desde a apresentação dos âncoras até o final. Wagner deu depoimentos em frente aos dois novos hospitais que seu governo construiu, em Salvador (Hospital do Subúrbio) e em Feira de Santana (Hospital da Criança) e disse que vai ampliar o atendimento da Rede Saúde para todo Estado.

  29. Mostrou quais serão as novas localidades regionais atendidas - Seabra, Salvador e Teixeira de Freitas - e ampliações que pretende fazer em outros hospitais. Programa bem propositivo. No final, como sempre, coloca a fala de Lula referendando sua candidatura.

  30. Já o ex-ministro Geddel manteve a sua pegada de dizer que ele é o aliado de Lula que trabalha com rapidez em contra-ponto ao que considera a lentidão do atual governo. Colocou um bom depoimento de Lula sobre sua capacidade de trabalho. Interessante porque atrapalha a cabeça do eleitor que ainda está indeciso. E fechou com a frase de que, não basta ser amigo de Lula; tem que ser amigo da Bahia.

  31. Se a cozinha da Zete marcou a campanha de 2006, os muppetes (bonecos) do PMDB são o tchan desta campanha. Ainda faltam 30 dias para o fim dos programas eleitorais e essa musiquinha do lero-lero na TV todos os dias pode pegar.

  32. Pra fechar tem uma candidata a deputada com o sugestivo nome de Sônia de Picole. É dose como diria Fechini.

  33. Depois dessa só tomando um gole de Proseco Bueno.