Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

COM POPULARIDADE EM BAIXA, LULA INICIA GOVERNO MARKETEIRO COM ATAQUES

LULA diz que governo Bolsonaro foi da leviandade e da mentira
22/01/2025 às 10:24
 1. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com popularidade em baixa mudou seu assessor de comunicação entronizando o publicitário Sindônio Palmeira e já iniciou a nova fase do seu governo, na base do "Lula marketeiro". Ou bateu levou. Recentemente, o governador de Minas Gerais, Romeu Zema, fez críticas a versão final da lei que repactua o pagamento da dívida dos estados com a União. Hoje, recbeu o troco.

   2. Lula também atacou seu alvo predileto, o ex-presidente Jair Bolsopnaro (PL) afirmando que fez um “governo de leviandade e de mentira” durante uma cerimônia no Palácio do Planalto para citar obras de infraestrutura que tenham sido feitas pelo governo anterior.

   3. Essa estratégia mais dura tem ficado clara nos últimos dias, inclusive com ataques diretos do ministro Rui Costa, da Casa Civil, a parlamentares da oposição ao governo mais cedo.

   4. Lula seguiu nos ataques afirmando que ele e seu governo, junto da sociedade e da iniciativa privada, podem construir um país “sem mentira, sem leviandade, sem fake news”, e que “é esse país que vamos entregar no dia 31 de dezembro de 2026”.

    5. “Não tem uma área que nós não vamos fazer o dobro do que foi feito. A única área que vamos perder feio de 10 a zero é na área da leviandade e da mentira”, completou.

   6. O presidente e o novo ministro-marqueteiro vêm se reunindo diariamente para traçar novas estratégias de comunicação das ações do governo à sociedade, inclusive com a participação de ministros. O objetivo é fazer com que as entregas sejam melhor informadas à população, e que o governo se antecipe a notícias que possam ter uma dupla interpretação, como na recente crise do Pix.

   7. E, quando oportuno, muita publicidade na TV e na internet dos canais amigos, prática que Sidônio utilizou muito na Bahia e ainda utiliza com sua agência que atende o governo petista.

                                                                           *****
  8. Após alcançar uma marca recorde de visitas por estrangeiros em 2024, o Brasil projeta um número ainda maior para este ano. De acordo com o Ministério do Turismo, foram mais de 6,6 milhões de turistas em solo nacional, e o otimismo para 2025 se reflete diretamente no setor de alimentação fora do lar. Desses 6.6 milhões, Salvador recebeu 170 mil segundo a ABIH.

   9. O momento traz uma oportunidade para bares e restaurantes crescerem junto à demanda gerada pelo aumento no fluxo de turistas, impacto que pode ser expressivo para os negócios. 

   10. Paulo Solmucci, presidente da Abrasel, afirma que o alto volume de turistas estrangeiros no Brasil, eleva a necessidades dos empreendedores de bares e restaurantes de investirem em qualificação de outros idiomas para a equipe, 

   11. “Em algumas regiões, a demanda por profissionais qualificados inclui a necessidade de contratar pessoas que falam uma segunda língua, devido à maior presença de turistas estrangeiros. Esse cenário destaca a importância de investir na capacitação da mão de obra, atendendo às exigências de um mercado cada vez mais dinâmico”, explica. 

   12. Além das novas vagas, a qualificação da mão de obra e a disponibilização de cardápios em línguas estrangeiras se tornam estratégias para atrair clientes. Diego Vetere, proprietário do Bakana Bar & Cozinha, no Rio de Janeiro (RJ), entende a importância dessa ação para o negócio. 

   13. O empresário conta que a adaptação do cardápio para as versões em inglês e espanhol para aprimorar o atendimento, surgiu a partir de uma parceria com três empresas que oferecem experiências turísticas na cidade. 

   14. Uma das empresas é a Homefans, que leva pessoas ao redor do mundo para eventos esportivos. O Bakana, localizado próximo ao Maracanã, é o ponto de encontro desses turistas, que vêm de outros países, e aproveitam para assistir jogos no estádio. 

  15. Com o encerramento do período oficial da matrícula on-line 2025 na rede estadual, que se deu de 13 a 21 de janeiro, a Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) chama a atenção dos estudantes ou responsáveis que solicitaram vagas nas escolas para a necessidade de apresentarem a documentação nas suas respectivas unidades, em um prazo de cinco dias úteis, para confirmar a matrícula. 

   16. A medida vale para aqueles que buscaram a nova vaga através da plataforma ba.gov.br ou renovaram a matrícula, mas precisam atualizar alguma documentação.

   17. Dentre os documentos exigidos para confirmar a matrícula nas escolas estaduais, estão histórico escolar, RG, CPF, comprovante de residência e carteira de vacinação (para menores de 18 anos). O superintendente de Planejamento Operacional da Rede Escolar, Ricardo Costa, destaca que a matrícula para os novos alunos continuarão abertas, no formato presencial. 

   18. “Para garantir que todos possam frequentar a escola, a SEC orienta aqueles que não renovaram a matrícula em 2024 e os interessados em ingressar na rede estadual em 2025, mas que não fizeram a matrícula on-line no prazo oficial, a se dirigirem presencialmente à unidade escolar mais próxima com disponibilidade de vaga para a modalidade, série e turno desejados para efetuar a matrícula”.

  19. O ano de 2025 também marca avanços significativos na Educação baiana. Com a ampliação da Educação Integral para 311 escolas em 267 municípios e a oferta inédita de cursos técnicos em todos os 417 municípios, a rede estadual reafirma seu compromisso com a transformação social e educacional. 

   20. Além disso, os investimentos em infraestrutura e na formação docente reafirmam o compromisso do Governo da Bahia de acolher todos os jovens e adultos que buscam uma educação pública de qualidade. A combinação de inovação tecnológica e atendimento presencial reforça o objetivo de alcançar, cada vez mais, estudantes em todo o Estado.

   21. O Governo do Estado sancionou nesta quarta-feira (22) a criação de 2.397 novos cargos para a Polícia Civil da Bahia e autorizou concursos públicos voltados aos quadros de saúde da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar. As ações visam fortalecer a segurança pública e aprimorar a capacidade de investigação criminal. 

   22. O anúncio foi feito pelo governador Jerônimo Rodrigues durante cerimônia no Centro de Operações e Inteligência da Secretaria de Segurança Pública, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), acompanhado pelos secretários estaduais Marcelo Werner (Segurança Pública) e Edelvino Góes (Administração).

  23. Entre os novos cargos para a Polícia Civil, foram criadas 500 vagas para delegados, 437 para escrivães e 1.460 para investigadores, fortalecendo significativamente a estrutura da instituição. Além disso, o governador assinou decretos para convocar 512 policiais militares e 23 bombeiros militares da reserva remunerada, aumentando a capacidade operacional das forças de segurança.

  24. “Essas medidas são estratégicas para garantir mais segurança e efetividade nas ações de combate à criminalidade. Com o aumento no efetivo, asseguramos uma presença mais forte do estado onde mais se precisa”, afirmou Jerônimo Rodrigues, destacando que as novas vagas atenderão às demandas da população e melhorarão a resolução de casos.

  25. A delegada Geral da Polícia Civil, Heloísa Brito, destacou que a criação dos novos cargos representa um avanço significativo para a segurança pública na Bahia. “Esse reforço amplia nossa capacidade de investigação e resposta às demandas da população. Essa iniciativa nos fortalece e nos permite atuar de forma mais eficiente no combate à criminalidade, promovendo justiça e segurança em todas as regiões do estado.”

  26. Outro destaque é a autorização para concursos públicos voltados aos quadros de saúde da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar. Serão ofertadas 24 vagas no Quadro de Oficiais de Saúde dos Bombeiros, sendo 16 para médicos e quatro para odontólogos, além de 16 vagas no Quadro de Saúde da PM, com 12 para médicos e quatro para odontólogos.

   27. Para o secretário de Segurança Pública, Marcelo Werner, a ampliação do efetivo impactará diretamente na eficiência das ações de segurança. “A inserção de novos profissionais fortalece o enfrentamento à criminalidade, permitindo uma resposta mais rápida e qualificada”, afirmou.

  28. O comandante geral da Polícia Militar, Coronel Paulo Coutinho, destacou a ação. “A convocação de policiais militares da reserva, a inclusão de novos integrantes para reforçar o patrulhamento nas ruas e a ampliação do quadro de saúde mostram uma preocupação em cuidar da tropa e da população. Com essas ações, atingimos o maior efetivo da Polícia Militar em todos os tempos, justamente no ano em que nossa instituição completa 200 anos”.