1. Neste sábado, o BJÁ pode observar uma melhora na ocupação da praia do Porto da Barra que está semi-privatizada e as pessoas têm dificuldades de encontrar um local para estender uma toalha ou armar seu sombreiro. Como se pode ver na foto esta senhora arma seu sombreiro no fundo da praia uma vez que a parte da frente já estava ocupada pelos sombreiros dos isoposeiros.
2. Menos mal, nem isso era possível ser feito até ontem diante da privatização total da praia o kit (sombreiro e cadeira) custado R$37,00 individual. Esse preço segue valendo com lmitações. Para grupo esse preço cai mas é preciso antes negociar com o isoposeiro. No Porto da Barra não existem mais os barraqueiros como antigamente com estruturas de barracas e sim permissionários que usam isopores enormes protegidos por sombreiros.
3. Desde o governo de João Henrique (2005/2012) a Marinha fez uma limpa em todas as praias retirando as barracas. No Porto da Barra, na praia em frente ao Restaurante Pereira, no Farol da Barra, Ondina, Bacia das Moças, Paciência, Rio Vermelho, etc, agora são os isoposeiros. A sujeira nesses locais é grande e não há fiscalização da Vigilância Sanitária da Prefeitura.
*****
4. A Polícia Federal comunicou ao ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, que os brasileiros deportados vindos dos Estados Unidos, nessa sexta-feira (24/1), viajaram algemados. Eles foram liberados pela Polícia Federal (PF) brasileira ao chegarem a Manaus e tiveram acesso a comida e banheiros. Esse é um procedimento padrão nos EUA. Trumpo chama os imigrantes ilegais de terroristas.
5. O ministro Lewandowski ordenou que a PF retirasse as algemas assim que eles chegassem ao Brasil.
A aeronave pousaria na noite dessa sexta (24/1) no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins (MG), mas o avião precisou pousar em Manaus para abastecer. Na capital amazonense, tripulantes perceberam problemas técnicos e cancelaram o voo seguinte.
6. Avião da FAB fará o transportes dos deportados do Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, em Manaus (AM), ao Aeroporto de Confins. Dos 158 passageiros de várias nacionalidades, 88 são brasileiros, segundo relatos de fontes do Itamaraty. Quatro deles já teriam saído do grupo em solo brasileiro.
7. Os deportados deste primeiro voo não foram presos na gestão de Trump. Eles haviam sido retirados das ruas ainda na gestão do ex-presidente Joe Biden, que deixou o cargo na última segunda-feira (20/1). Neste ano, já houve outro voo que pousou no Brasil com pessoas deportadas dos Estados Unidos. Isso aconteceu no último dia 10, ainda na gestão de Biden. Havia 100 pessoas a bordo.
****
8. Representantes da “Planeta dos Bichos” apresentaram à Secretária Municipal de Saúde, Sonilda Mello, nesta sexta-feira (24), os projetos e as ações da ONG em Ilhéus. Para a secretária, ouvir uma instituição que tem atuado diariamente em prol da causa animal é importante para colaborar com o trabalho da prefeitura:
9. “É uma decisão do prefeito Valderico Junior não só cuidar da saúde dos seres humanos, mas também ter um olhar diferenciado para as questões dos animais, porque é um problema de saúde pública, e temos que fazer o controle das zoonoses. Estamos atentos e vamos levar a proposta da ONG Planeta dos bichos ao nosso prefeito, que acredito que terá bons olhos para esse projeto”, disse Sonilda Mello.
10. A “Planeta dos Bichos” existe há 18 anos, com uma atuação de destaque no resgate e cuidados com animais abandonados. A tesoureira da instituição, Cláudia Ribeiro, fez algumas solicitações à Secretaria de Saúde (Sesau), e afirmou que a organização tem esperança na nova gestão municipal:
11. “Nós acreditamos que vá realmente fazer a diferença, pois sentimos a boa vontade. Estamos trazendo um projeto que junto com a Secretaria de Saúde irá atender de forma adequada nossos animais. Agradeço à gestão por nos ouvir”.
12. FICCO Ilhéus e PM capturam ex-coordenador de Segurança do Presídio de Eunápolis. O foragido da Justiça foi alcançado na manhã desta sexta-feira (24), em Governador Mangabeira.
13. Equipes da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO) Ilhéus e da Polícia Militar (CPRs Extremo-Sul e Recôncavo, além da 27ª CIPM) capturaram nesta sexta-feira (24), o ex-coordenador de Segurança do Presídio de Eunápolis.
14. Foragido da Justiça, o homem foi alcançado na BR-101, na cidade de Governador Mangabeira. Com ele foram apreendidos um carro modelo Ônix e um celular.
15. O ex-coordenador de Segurança do Presídio de Eunápolis, afastado do cargo após a fuga de 16 detentos, possuía mandado de prisão. Ele foi apresentado na Delegacia Territorial (DT) de Santo Antônio de Jesus.
16. Para familiares e amigos, Jasiane Silva Teixeira é apenas uma mulher comum de 36 anos nascida em Vitória da Conquista. Com fama de caridosa, ela pagava a faculdade de medicina de uma prima no Rio de Janeiro e não deixava nada faltar às filhas.
17. Contudo, no mundo do crime, ela é Dona Maria, uma das maiores traficantes do estado, foragida há 4 anos e carregando uma ficha criminal repleta de acusações de homicídios, roubos, corrupção de menores, falsidade ideológica e tráfico internacional de drogas com jatinho próprio.
18. Presa nesta sexta-feira (24) em São Paulo, os seus passos têm um longo histórico. Jasiane iniciou sua trajetória na criminalidade em 2008, quando foi presa com o primeiro marido, Bruno de Jesus Camilo, o Pezão, sob suspeita de tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo. Um ano depois, a Justiça concedeu liberdade provisória.
19. Pouco tempo depois de sair da cadeia, ela foi acusada de participar da execução de um agente penitenciário em Jequié, no sudoeste da Bahia. De acordo com a polícia, Jasiane matou outro bandido na cadeia a mando de seu marido.
20. Em liberdade, o casal se mudou e foi viver em Santa Cruz Cabrália, no sul do estado. Lá, eles continuaram a traficar drogas até 2014, quando Pezão foi morto pela polícia. Viúva, a Dona Maria assumiu a liderança da quadrilha do seu marido e batizou a facção de Bonde do Neguinho.
21. Após a morte de Pezão, Jasiane aliou-se com integrantes de grupos criminosos do Rio de Janeiro e ao PCC, passando a comandar a distribuição de drogas no sudoeste baiano para estados do Sudeste. Em outubro do ano passado, a Polícia Civil de Vitória da Conquista interceptou um avião que transportava uma carga de cocaína pura operando sob o comando de Jasiane. A aeronave era usada para trazer drogas e armas da Bolívia, Venezuela, Colômbia e Peru.
22. Ela voltou para a cadeia em setembro de 2019 e foi levada para o Conjunto Penal de Juazeiro. Contudo, o desembargador do caso concedeu habeas corpus, considerando ilegal a manutenção da prisão semiaberta de Jasiane por ela ser mãe de duas crianças menores, uma com 10 anos e outra com 5 anos, à época.
23. Após ser apreendida em seu esconderijo na zona leste de SP nesta sexta com o namorado, Márcio Faria dos Santos, uma das lideranças do PCC, a traficante foi trazida à Bahia num traslado aéreo sob forte segurança empreendida por equipes do Grupamento Aéreo da PM (Graer) e dos departamentos de Repressão e Combate ao Crime Organizado (Draco) e de Polícia do Interior (Depin).