1. Pessoas de todas as idades podem curtir o Carnaval no Circuito Osmar (Centro) com direito a uma visão privilegiada da avenida e com conforto sem pagar nada por isso. A Arquibancada Social, estrutura montada pela Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), no Campo Grande, estará disponível para a população até a Quarta-Feira de Cinzas, quando a festa chega ao fim.
2. Diariamente, 300 pessoas de todas as idades têm acesso ao espaço e podem acompanhar as suas atrações preferidas. Mariza Lima, de 78 anos, moradora do Garcia, tem problemas de locomoção devido a uma recente queda que lhe causou fraturas em uma das pernas. Amante do Carnaval, ela pôde aproveitar a festa ao lado da neta, de 20 anos, e o melhor: sentada.
3. “Na verdade, essa não é a primeira vez que venho. No ano passado, também estive aqui. Eu gosto porque consigo ficar sentada e ver as atrações, sem correr o risco de cair”, contou a idosa.
4. A Sempre abriu inscrições na semana passada para que a população pudesse garantir acesso ao camarote. Na ocasião, os interessados puderam se cadastrar por até dois dias, mediante a troca de 400 gramas de leite em pó por uma vaga, na sede da secretaria, localizada no Comércio. Os itens arrecadados serão destinados a pessoas em situação de vulnerabilidade, risco social e nutricional.
5. “As arquibancadas sociais são uma iniciativa extremamente importante da Prefeitura de Salvador. Desde o ano passado, estamos realizando a troca dos acessos por alimentos. Neste ano, arrecadamos mais de 600 kg de leite em pó, que estão sendo encaminhados para organizações da sociedade civil que acolhem e atendem pessoas em situação de vulnerabilidade e risco social.
6. Com essa troca de entrada por alimentos, democratizamos o acesso ao camarote, permitindo que pessoas com menor poder aquisitivo aproveitem a festa com uma vista privilegiada do circuito, além de maior conforto e segurança”, declarou Júnior Magalhães, secretário da Sempre.
7. A diarista Cláudia Silva, de 39 anos, moradora do Tororó, aproveitou o terceiro dia de Carnaval na companhia de sua filha Luana, de 7 anos.“Curtimos o bloco Algodão Doce e viemos para cá porque algumas atrações arrastam multidões.
8. Como ela ainda é pequena, tenho receio de ficar na avenida. Aqui, conseguimos nos sentar e ver todos os trios. Essa é a nossa primeira vez no Camarote Social, e pretendo me cadastrar novamente no próximo ano”, comentou.
O Carnaval da Bahia 2025 traz uma programação extensa nos bairros, com apresentações gratuitas e diversidade musical.
9. Em Paripe, neste sábado (1º), se apresentam Forró Didaendôido, Os Africanos, Jow, Ruan Santana e Rafinha. No domingo (2), sobem ao palco Legião do Samba, Berguinho, Cirilo Teclas, Pra Casar, Tainá Agazzi e Dan Miranda.
10. Já passaram por lá nomes como Alex Max, Guig Guetho, Vitêra, Papazoni e Silfarley. No Mercado de Paripe a festa começou no dia 27 de fevereiro com apresentações de Vitêra, Iskeminha, Os Africanos, Léo Fera e Samba Prime.
No dia seguinte, artistas como Aline Silva, Pagode 7x7 e Ivan Rocha animam o público.
11. Neste fim de semana, a programação conta com Cachorrão da Lambada, Pericles e Leonardo, Grupo Movimento e Banda Afrosambah. O evento se encerra na segunda-feira (3) com Saul Jones, Lau e Danilo Moreno.
12. Em Vista Alegre, a folia começa no sábado (1º) com Chaveirinho, Viola de Doze, Tenysson Del Rey e Patrulha do Samba. No domingo (2), Marcionílio Prado, Me Siga, Lukas Lima e Eletricaz comandam a festa.
13. Na segunda-feira (3), Kaline Rabelo, Gab Ferruz e Amado Cigano estão na programação. Já na terça-feira (4), os destaques são Nina Queen, Jeane Lima e Gang do Samba.
14 A programação contempla diferentes estilos musicais e reforça a tradição do Carnaval nos bairros de Salvador, garantindo entretenimento para foliões de todas as idades.
*****
15. OS RIMOS RICOS - O Carnaval da Bahia 2025 encerra sua programação oficial na terça-feira (4) com apresentações nos circuitos Barra-Ondina e Campo Grande.
16. No circuito Dodô (Barra-Ondina), uma das principais atrações do dia será Léo Santana. O GG, que emplacou sucessos nos carnavais anteriores como “Perna Bamba” (2023) e “Zona de Perigo” (2024), aposta neste ano na música “Surra de Toma”.
17. Outro destaque será Luiz Caldas, um dos nomes centrais na história do axé music. O lançamento do seu disco “Magia”, em 1985, marcou o início do ritmo que se espalhou pelo país.
18. Também passaram pelo circuito a banda Parangolé, Timbalada, Marinho Lessa e Vinny Nogueira.
19. No circuito Osmar (Campo Grande), a programação contará com apresentações de Daniela Mercury, Rosy Banda, Vitêra, Dan Miranda, Matheus Emis e Tio Paulinho.
20. O Carnaval de Salvador 2025 tem sido marcado por diversas iniciativas voltadas para a proteção de grupos vulneráveis. Uma das novidades deste ano é o uso de tecnologia para facilitar a denúncia de agressões contra mulheres. A Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), criou um chatbot de denúncias disponível no WhatsApp que tem como objetivo agilizar o processo de denúncia e fornecer informações sobre os tipos de violência, direitos das mulheres e serviços de apoio.
21. Nos dois primeiros dias de operação, segundo a titular da SPMJ, Fernanda Lordêlo, o sistema registrou cerca de 15 ocorrências. “Estamos acompanhando de perto a questão da violência contra a mulher no Carnaval e sabemos que precisamos de políticas públicas cada vez mais eficazes. Desenvolvemos, em parceria com a Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia (Semit), a customização de um aplicativo para tornar as denúncias mais eficientes e facilitar a localização dos espaços de apoio para as mulheres, como postos de saúde, DEAMs e nossos postos avançados de atenção à mulher", disse.