Na Bahia tem um monte de órgãos de defesa das mulheres mas quando Lula fala todo mundo abaixa a cabeça
1. Quem deu a melhor declaração sobre a fala machista de Lula em relação a beleza de Gleci Hoffmann foi a colunista da Globo News, Natuza Neri, a qual comentou que não adianta mudar a comunicação do governo se o pensamento é machista e misógino. E faz de maneira interrogativa.
2. Isto é, abrindo espaço para o debate e colocando Sidônio Palmeira no rolo, ministro da Secretaria de Comunicação o qual teria a missão de melhorar a comunicação do governo com a sociedade e ordenar ou organizr as falas de Lula.
3. Ora, isso de fato é possível quando a fala é programada, lida. Mas, no improviso, Lula é o campeão de gafes e incontrolável porque se acha um gênio da politica e tudo que ele diz é aceito pelos menos por seus seguidores, os petistas e agregados. E isso é real. Ninguém reclama. Todo mundo abaixa a cabeça e pronto.
4. Na Bahia, por exemplo, na estrutura do governo do estado e da Assembleia Legislativa tem um monte de orgãos e penduricalhos em defesa da mulher, dos direitos da mulher, etc, mas, quando Lula fala é soberano e ninguém contesta.
5. Agora, por posto, quando Lula exalta a beleza física da ministra Gleci como atributo para domar deputados e senadores em detrimento das qualidades técnicas e políticas da ministra ninguém dá um pio.
6. Lula disse o seguinte na última quarta-feira: "que para melhorar a relação com o Congresso”, estava escalando “uma mulher bonita” para a articulação política. Lula se referia à nova ministra da Secretaria de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, e a fala foi dirigida aos presidentes de Camara, Hugo Motta, e do Senado, Davi Alcolumbre.
7. A fala é machista e preconceituosa ao embutir a ideia de que uma mulher, por ser bonita, despenharia melhor um papel de articulação política com o Congresso, de ampla maioria masculina. A fala exclui também as capacidades políticas, profissionais e de trabalho da ministra.
8. No Brasil houve uma reação a fala de Lula. A colunista Natuza Neri postou: “É inadmissível, e não é nem para um governo que se vende como progressista. É para qualquer governo, porque se na cadeira de presidente estivesse sentado Jair Bolsonaro, o mundo estava caindo. Então, é inaceitável que o presidente da República dê esse tipo de declaração, o que levanta muitas dúvidas na cabeça das pessoas sobre a indicação, a nomeação de mulheres, porque parece que se faz só porque pega bem. Sendo que no Brasil a maior parte da população é feminina. (...) O que Lula disse hoje é grave. Eu sei que para os ouvidos de pessoas simpáticas ao presidente da República não deve ser bom ouvir isso, mas é grave. (...) De que adianta mudar a comunicação do governo, se o pensamento é antigo, machista, misógino? (...) Como mulher, eu gostaria muito de ouvir um pedido de desculpas. Não estou aqui para dizer o que o presidente deve ou não fazer, mas ele mandou muito mal. Se não reconhecer que mandou mal, ele erra duplamente”, diz @NatuzaNery
9. O G1 relacionou outras gafes de Lula: Em 20 de julho de 2023 - O presidente afirmou que o auxílio a países da África seria uma forma de "pagamento" pelo período em que africanos foram escravizados no Brasil. A fala foi em Cabo Verde, África.
10. “Nós temos uma profunda gratidão ao continente africano por tudo o que foi produzido durante 350 anos de escravidão no nosso país”, disse Lula.
11. Dia 2 de fevereiro de 2024 - Lula disse para uma mulher negra que “uma afrodescendente assim gosta de um batuque de um tambor”. A declaração foi dada durante um evento na fábrica da Volkswagen, em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista.
12. "Essa menina bonita que está aqui. Eu estava perguntando: o que faz essa moça sentada, que eu não ouvi ninguém falar o nome dela? Falei: 'Ela é cantora, vai'. Não, não vai cantar. Perguntei (e disseram): 'Não, não vai ter música'. Então, ela vai batucar alguma coisa. Porque uma afrodescendente assim gosta de um batuque de um tambor", disse.
13. Dia 20 de junho de 2024 - O presidente aconselhou uma mulher de 25 anos com três filhos a parar de ter crianças. A declaração foi dada durante um evento de entrega de casas do programa Minha Casa Minha Vida.
14. "Na hora que você deixa [a obra parada], você não tem preocupação com o povo mais humilde, com a dona de casa, com a mãe que tem dois, três filhos", argumentou o presidente.
15. Dia 16 de julho de 2024 - Durante uma reunião no Palácio do Planalto, o presidente comentou ser "inacreditável" que a violência contra a mulher aumente depois de jogos de futebol. Ele disse que "se o cara é corintiano, tudo bem", mas que não fica nervoso quando perde.
16. "Hoje, eu fiquei sabendo de uma notícia triste, eu fiquei sabendo que tem pesquisa, Haddad, que mostra que depois de jogo de futebol, aumenta a violência contra a mulher. Inacreditável. Se o cara é corinthiano, tudo bem. Mas eu não fico nervoso quando perco, eu lamento profundamente. Então, eu queria dar os parabéns às mulheres que estão aqui", disse o presidente.
17. Dia 8 de janeiro de 2025 - Presidente afirmou que maridos tendem a amar mais as amantes do que as próprias mulheres. A fala foi em um discurso sobre a democracia, em memória aos atos golpistas ocorridos em 2023.
18. Após o comentário machista do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobre a escolha da nova ministra de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann (PT), para o cargo, bolsonaristas usaram as redes sociais para criticar a declaração, mas também para debochar da aparência da deputada federal licenciada.
19. Após o comentário machista do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobre a escolha da nova ministra de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann (PT), para o cargo, bolsonaristas usaram as redes sociais para criticar a declaração, mas também para debochar da aparência da deputada federal licenciada.
20. "É realmente reconfortante saber que, em pleno 2025, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva acredita que a melhor estratégia para estreitar relações com o Congresso seja nomear uma 'mulher bonita' para a articulação política. Afinal, quem precisa de competência, experiência e habilidade política quando se tem atributos estéticos à disposição?", disse Zucco, iniciando a fala de forma irônica.
21. O jornal Folha de S. Paulo também elencou o que foi dito por deputados bolsonaristas durante o plenário de quarta. A deputada Coronel Fernanda (PL-MT) afirmou que "mulher não pode ser escolhida pelo seu atributo físico. Nós temos competências suficientes para ocupar qualquer lugar".
22. O deputado Nikolas Ferreira (PL-MG) ofendeu Gleisi ao comentar o episódio. "Agora a gente é obrigado a achar as petistas bonitas. Só o Lula mesmo para poder falar que a Gleisi Hoffmann é uma delas", disse.