Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

SEGUE O MISTÉRIO DO ASSASSINATO DE 3 MULHERES EM IHLÉUS; POLICIA ATUA

Jovem suspeito de atropelar atleta de rua na Pituba segue preso agora em preventiva
17/08/2025 às 20:27
   1. O Núcleo de Homicídios de Ilhéus está realizando oitivas e diligências investigativas para identificar a autoria e motivação do triplo homicídio que teve como vítimas Maria Helena do Nascimento Bastos, de 41 anos, a filha dela Mariana Bastos da Silva, de 20 anos, e a amiga Alexsandra Oliveira Suzart, de 45 anos, cujos corpos foram localizados em um matagal na Praia do Sul, na tarde de sábado (16), com ferimentos provocados por arma branca.

   2. As três mulheres foram vistas pela última vez na tarde de sexta-feira (15), quando saíram de casa para caminhar com um cachorro. O animal foi localizado amarrado próximo dos corpos. A família já tinha registrado ocorrência do desaparecimento na Delegacia Territorial de Ilhéus e diligências estavam em curso para localizar as vítimas.

  3, Imagens de câmeras de segurança de estabelecimentos comerciais da região foram coletadas e serão analisadas, com o objetivo de auxiliar na apuração e identificação da autoria. As guias para o trabalho do Departamento de Polícia Técnica (DPT) foram expedidas e material genético das vítimas foram coletados para exames periciais.

  4. Nota da Polícia Civil: O Núcleo de Homicídios de Ilhéus está realizando oitivas e diligências investigativas para identificar a autoria e motivação do triplo homicídio que teve como vítimas Maria Helena do Nascimento Bastos, de 41 anos, a filha dela Mariana Bastos da Silva, de 20 anos, e a amiga Alexsandra Oliveira Suzart, de 45 anos, cujos corpos foram localizados em um matagal na Praia do Sul, na tarde de sábado (16), com ferimentos provocados por arma branca.

   5. As três mulheres foram vistas pela última vez na tarde de sexta-feira (15), quando saíram de casa para caminhar com um cachorro. O animal foi localizado amarrado próximo dos corpos. A família já tinha registrado ocorrência do desaparecimento na Delegacia Territorial de Ilhéus e diligências estavam em curso para localizar as vítimas.

   6. O deputado estadual Pedro Tavares (União) lamentou profundamente o brutal assassinato de Alexandra O. Suzart, Maria Helena N. Bastos e sua filha, Mariana B. Silva, em Ilhéus. O parlamentar se solidarizou com as famílias, amigos e com toda a sociedade ilheense, e cobrou rigor nas investigações para que o crime seja esclarecido. O caso abalou a cidade e deixou a população em choque. Tavares compartilhou do sentimento de perplexidade e tristeza dos moradores diante dessa tragédia.

   7. “Um acontecimento que choca e entristece profundamente a todos nós. Registro minha solidariedade neste momento tão difícil e peço que a polícia consiga esclarecer com rapidez esses assassinatos cruéis, para que a justiça seja feita. É urgente lutarmos por mais segurança e paz para todos. Que Deus dê forças e conforto espiritual às famílias neste momento de intensa dor e tristeza”, afirmou Tavares.

                                                                                      ***

   8. (ATROPELO DA PITUBA) Após passar por audiência de custódia neste domingo (17), o motorista suspeito de atropelar o corredor Emerson Pinheiro, de 29 anos, teve a prisão em flagrante convertida para preventiva. Emerson foi atingido por um carro durante um treino coletiva na Pituba e teve uma das pernas amputadas.

  9. O suspeito foi identificado como Cleydson Cardoso Costa Filho. De acordo com a decisão do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), o juiz Marcus Vinicius da Costa Paiva reconheceu que as provas colhidas até o momento indicam a materialidade do crime, "comprovada pelo Boletim de Ocorrência, pelos depoimentos testemunhais, pelas imagens do local do acidente e, de forma contundente, pelo Relatório Médico do Hospital Geral do Estado (HGE)".

  10. O município de Marcionílio Souza passa a contar com uma estrutura moderna e sustentável para a Educação com a entrega do novo Colégio Estadual de Tempo Integral Eurídice Santana, inaugurado pelo governador Jerônimo Rodrigues e pela secretária da Educação do Estado, Rowenna Brito, nesta sexta-feira (15). 

  11. Com investimento de mais de R$ 25 milhões, a unidade oferece Ensino Médio, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e curso técnico em Agroecologia para seus 403 estudantes, em ambientes que ampliam as possibilidades de ensino e aprendizagem na Chapada Diamantina.

   12. O Eurídice Santana é um exemplo do projeto desenvolvido no âmbito da rede estadual visando a construção de escolas com foco em energia limpa e sustentável. Serão contempladas 182 unidades, todas equipadas com sistemas de energia fotovoltaica, incluindo painéis solares que serão responsáveis por fornecer 90% da energia consumida por todas as unidades escolares da rede estadual. 

   13. A usina solar fotovoltaica, instalada no telhado do colégio de Marcionílio Souza, produz energia suficiente para abastecer a própria escola e compensar o consumo de outras nove unidades estaduais em cinco municípios, o equivalente ao consumo de 365 residências.

  14. “Ao adotar essa abordagem, garantimos a sustentabilidade, promovemos a conscientização ambiental e, além de tornar a escola autossuficiente, integramos o tema em sala de aula, enriquecendo o aprendizado dos alunos. Trata-se, portanto, de um esforço conjunto em prol da aprendizagem, da garantia de direitos e da melhoria da qualidade ambiental”, explicou a secretária Rowenna Brito.

  15. Para a diretora do Eurídice Santana, Tailane Neves, a nova sede é motivo de orgulho para toda a comunidade escolar. “Quando cheguei, em 2019, ninguém imaginava que teríamos uma estrutura desta magnitude em uma cidade pequena como Marcionílio Souza. 

   16. Antes, eram apenas seis salas e um espaço para a secretaria. Hoje, temos laboratórios, áreas de convivência, refeitório e energia solar que abastece outras escolas. É um pilar de sustentabilidade alinhado à Agenda 2030, com tecnologia, espaços amplos e educação antirracista como base. É uma conquista muito importante para todos”, afirmou.

  17. A estudante Maria Luísa Braga de Jesus, da 3ª série do Ensino Médio, também destaca o impacto da mudança. “Na antiga sede não havia espaço para campeonatos ou projetos, nem laboratórios para experimentos. Agora, estudamos em salas climatizadas, temos quadra, teatro e laboratórios para química, física, informática e linguagens. 

  18. É muito gratificante ver como evoluímos de uma escola modesta para um espaço tão completo. O teatro, inclusive, é usado pela comunidade em eventos, tornando a escola um ponto de encontro e integração para todos”, ressaltou.

  19. O prédio dispõe ainda de uma infraestrutura que oferece mais conforto para o aprendizado e vivência na unidade escolar. São 12 salas de aula, biblioteca, quatro laboratórios, sala multifuncional e de dança, restaurante estudantil para 200 pessoas, teatro com a mesma capacidade, vestiários e campo de futebol society, entre outras melhorias implantadas que proporcionam, por exemplo, resultados concretos de aprendizado.

  20. A conquista dos estudantes Ana Clara Ferreira, Thais Araújo e Paulo Henrique Matias, orientados pelo professor de Matemática e Física Roberval França, demonstra resultados concretos dos investimentos em Educação. Eles foram aprovados no edital do Projeto Foguete da Olimpíada Brasileira de Foguetes 2025 (Obafog) e representarão a escola na competição que acontecerá de 29 de setembro a 2 de outubro, em Barra do Piraí, no Rio de Janeiro.

  21. “Unimos teoria e prática, aplicando conteúdos de Matemática e Física na construção e no lançamento do foguete”, destacou o professor Roberval. Para o aluno Paulo Henrique, de 16 anos, a experiência vai além da disputa. “Aprendemos mais sobre química e física de forma aplicada, o que torna o estudo muito mais interessante”, afirmou.

  22. A torcida dos Santos, em protesto diante o 6x0 do Vasco, virou as costas para o time em campo. O Vitória, portanto, que abra os olhos.