A Prefeitura de Camaçari e o Senai Cimatec firmaram uma parceria para levar à Cidade do Saber inovação tecnológica, a partir das iniciativas já desenvolvidas pelo centro de pesquisa e inovação.
Da Redação , Salvador |
27/08/2025 às 19:15
Luis Caetano e parte da equipe
Foto: Felipe Borges
A Prefeitura de Camaçari e o Senai Cimatec firmaram uma parceria para levar à Cidade do Saber inovação tecnológica, a partir das iniciativas já desenvolvidas pelo centro de pesquisa e inovação.
“Eu sempre sonhei com essa união e hoje damos mais um passo consolidando isso por meio do esforço de montar esse desenho, para que a gente possa desenvolver a tecnologia em conexão com a cultura, a educação e o esporte, tudo no mesmo espaço, para benefício do povo de Camaçari”, comemorou o prefeito Luiz Caetano.
O fortalecimento da aliança entre o governo municipal e a instituição acontece seis dias após a abertura do complexo artístico-cultural e poliesportivo, no esforço de retomar o verdadeiro papel da Cidade do Saber.
“A primeira ação é levar a Cidade do Saber para o bairro, e o bairro para a Cidade do Saber. Essa é uma experiência que a gente vai poder aplicar de imediato, através da parceria entre a Universidade Cimatec com a Cidade do Saber”, explicou o diretor de Relações Institucionais e Governamentais do Senai Cimatec, Walter Pinheiro.
Walter Pinheiro, diretor de Relações Institucionais e Governamentais do Senai Cimatec
A outra frente de trabalho consiste na integração de quatro eixos à Cidade do Saber: cultural, produção audiovisual, iniciação científica e robótica. “Com isso, a gente permite que essa meninada aprenda a fazer programação, vídeo, cinema e música, e que também nos ensine, porque essa é uma coisa que tem muito no jovem. O que nós vamos fazer é dar as ferramentas para que essa juventude desenvolva seu potencial e cresça cada vez mais”, completou Pinheiro.
Na avaliação da gestora da Indústria Criativa do Cimatec, Maria Inah, o encontro permitiu um melhor entendimento da inserção tecnológica nas ações do complexo, a partir do mapeamento das necessidades do município. “O próximo passo é desenhar um roadmap [planejamento das etapas do projeto] com várias mãos, entendendo as vocações do município para que a nossa oferta seja mais efetiva e a gente desenvolva a economia associada à educação e aos interesses da comunidade, de modo a alavancar o desenvolvimento da economia criativa dentro do município de Camaçari”, explicou.
Participaram da reunião as secretárias de Governo, Ednalva Santana; de Cultura, Elci Freitas; de Desenvolvimento Econômico, Adriana Marcele; e os secretários de Educação, Márcio Neves; e de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, Rodrigo Nogueira. Da área da Indústria Criativa do Senai Cimatec também estiveram presentes a líder técnica Larissa Barbosa, e a especialista e bolsista da área, Euridice Costa.