Tecnologia

ASSOCIAÇÃO BAIANA DE JORNALISMO DIGITAL (ABJD) RENASCE DAS CINZAS

Objetivo principal: ampliar a participação dos veículos digitais baianos, na defesa da qualidade e do profissionalismo no setor.(Informações do BN)
Da Redação ,  Salvador | 28/09/2025 às 13:27
Profissionais do jornalismo digital
Foto: Alana Dias
A Associação Baiana de Jornalismo Digital (ABJD) foi retomada nesta sexta-feira (26) com a eleição, por aclamação, de sua nova diretoria. Com lideranças femininas, a chapa única foi apresentada por duas grandes editoras baianas: Rebeca Menezes, do Bahia Notícias, como presidente; e Andréa Trindade, editora-chefe do Acorda Cidade, como vice-presidente.

O processo de retomada foi proposto pelo portal Bahia Notícias, que participou ativamente da fundação da ABJD em 2011. Agora, a organização propõe ampliar a participação dos veículos digitais baianos, na defesa da qualidade e do profissionalismo no setor.

O relançamento ocorreu durante evento do projeto Rota Bahia, que agora passa a contar com 23 sites do estado, ressaltou que a ABJD possui um dever crucial: marcar o futuro da comunicação ao traçar a diferença entre o trabalho sério e profissional e a desinformação que tem permeado o mercado, sobretudo nas redes sociais.

Além disso, a proposta é levar orientações jurídicas, capacitações e novas oportunidades, além de alcançar um mapeamento dos ículos existentes nos municípios baianos, facilitando inclusive parcerias e conexões entre veículos regionais.

“Precisamos encarar com seriedade os desafios do jornalismo digital baiano, que cada vez enfrenta mais fake news, falta de capacitação e judicialização. Este novo capítulo marca uma proposta de união do setor em busca de respostas e também de oportunidades para o fortalecimento da comunicação baiana”, apontou a presidente eleita, Rebeca Menezes.