vide
Ascom PM , MARAGOGIPE |
18/08/2013 às 10:24
A burrinha é uma das tradições locais
Foto: DIV
Irreverência, tradição e folia. O bloco Turma da Burrinha deu o tom da alegria neste sábado (17) nas principais ruas de Maragojipe. O histórico cortejo, que tem 30 anos, sai na véspera da lavagem popular, que acontece neste domingo (18), às 10h.
Tudo começou a partir da ideia de um folião do Carnaval de Maragojipe, bastante conhecido na cidade, Áureo Guerreiro, que reunia uma turma de amigos para a caminhada. Mesmo com o falecimento do “Cabo Áureo”, os filhos continuaram com a tradição.
O cortejo sai da casa do fundador do bloco, passa por bairros como Enseada, Alto do Sacramento, Palmeiras e termina no ponto mais alto da cidade, o Alto do Cruzeiro, onde é servida uma moqueca de galinha. “A Turma da Burrinha faz parte da programação de festas profanas em homenagem a São Bartolomeu”, disse João Guerreiro, um dos filhos do fundador do bloco.
PREFEITA NA MISSA
A prefeita de Maragojipe Vera Lúcia dos Santos participou, neste sábado (17), da segunda noite do novenário em louvor a São Bartolomeu, na Igreja Matriz do município.
Com o subtema "A Eucaristia é o lugar privilegiado do encontro do discípulo com Jesus Cristo", a celebração teve como pregador o padre da paróquia de São Bartolomeu, Jeronimo dos Santos Silva, que destacou o papel da ação eucarística para que a Igreja vá ao encontro do povo e lembrou a mensagem contida na Carta de Aparecida, cujo o chefe de redação do documento foi o cardeal argentino Jorge Bergoglio, hoje Papa Francisco.
A segunda noite teve o patrocínio da Irmandade de São Bartolomeu e Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Maragojipe. A participacão especiak ficou por conta da Filarmônia Terpsícore Popular.
Com tema geral "O caminho de formação dos discípulos missionários”, o novenário a São Bartolomeu prossegue até o dia 24 de agosto.