Turismo

PRIMA pretende transformar Baixio num ponto turístico de qualidade

vide
A&G Plus , Salvador | 20/11/2014 às 15:00
A localidade de Baixios fica no Litoral Norte, Linha Verde
Foto: A&G
    A Prima Empreendimentos Inovadores escolheu a localidade de Baixios, Litoral Norte, para desenvolver o maior destino turístico e imobiliário do estado, a ser implantado por etapas em 50 anos. Nesta quarta (19), a incorporadora apresentou, em evento só para convidados, no estande do residencial de alto luxo Horto Barcelona, o primeiro projeto do destino, o Ponta de Inhambupe, com previsão de desenvolvimento para os próximos sete anos.

   Planejado levando em consideração as peculiaridades ambientais da região, o Ponta de Inhambupe possui um território de 99.900 m², dos quais apenas 42% serão de área construída. Com um VGV estimado em R$ 170 milhões, o projeto, assinado pelo escritório de André Sá e Francisco Mota, inclui um hotel boutique, áreas comerciais, de serviços e entretenimento, e um condomínio com apartamentos de 2 e 3 quartos e casas do tipo town house. Serão 238 unidades residenciais, com área de 68 m², 88 m² e 124 m². As casas terão modelos com 178 m², 190m² e 247 m², algumas com piscina e garden de até 350 m². 

   O projeto também inclui infraestrutura completa, composta por clube, academia, centro comercial com 39 lojas, restaurantes, quiosques, decks de lazer, quadra poliesportiva e pousada. O início das obras de construção está previsto para o primeiro semestre de 2016. “Estamos desenvolvendo o empreendimento dos sonhos de toda a família brasileira, com preservação de extensas áreas verdes, baixa densidade populacional e munido de toda infraestrutura necessária para o conforto do turista, em um verdadeiro paraíso natural”, afirmou o vice-presidente da Prima, Nilson Nóbrega.

  Plano Baixio – “Vamos fazer da região um destino conhecido internacionalmente pelo turismo inteligente, de preservação ambiental e respeito à comunidade local”, antecipou o diretor executivo da Prima, Luciano Lopes, ao explicar as diretrizes do Plano Baixio. Detalhes como o projeto arquitetônico da incorporadora para o destino turístico, que, pensado para favorecer um modelo de desenvolvimento sustentável na região, vai preservar quase 90% da área total de abrangência do projeto. 

            Com o apoio da Prefeitura de Esplanada, na Bahia, município que responde pela localidade, o Plano Baixio da Prima busca ainda preparar os moradores da região para as transformações que estão por vir. Através do programa de responsabilidade social da incorporadora, o VOAR (Valor, Oportunidade, Aprendizado e Responsabilidade), dez projetos promovem, desde maio de 2007, ações de formação profissional da comunidade, estímulo ao empreendedorismo popular, qualificação de serviços e conscientização ambiental. A parceria com a administração local se estende também a ações de melhoria da urbanização na Vila de Baixio, como a requalificação da Praça da Igreja.

            “Estamos estruturando a comunidade para que ela entenda e participe ativamente deste momento de desenvolvimento, valorizando as suas tradições, ao mesmo tempo em que se prepara para as oportunidades de geração de renda que virão com os projetos futuros”, explicou Lopes.

             "Com certeza, o Plano vai transformar Baixio em um dos destinos mais visitados do litoral norte do estado, dotado de infraestrutura para acolher o turista, sem perder as características de vila de pescadores. Nesse sentido, compartilhamos (empresa e prefeitura) do mesmo pensamento, de quem quer que o turista viva a natureza, respeitando a cultura local", declarou durante o evento o prefeito de Esplanada Rodrigo de Dedé.

            Para o empresário José Maria Figols Costa, há dois anos dono da Pousada Angá, na localidade, não há dúvidas. "O Plano Baixio vai aumentar o fluxo de turistas para a região e ajudar ao bom desenvolvimento local", afirmou.                

Sobre o destino Baixio                                 

Baixio se destaca pela variedade de cenários naturais, formados por lagoas, rios e dunas, ideais tanto para o turista em busca de tranquilidade e contato com a natureza, quanto para quem deseja aventura e prática de esportes ao ar livre. A costa local, de mar aberto, é extensa 14,5 km, com ondas altas, propícias para a prática de surf. 

Através da Baixio Turismo, empresa do Grupo Prima criada para a promoção de atividades turísticas no destino, programas ecológicos e de aventura foram formatados para diversificar o lazer dos visitantes. A Baixio Turismo realiza passeios ordenados com pequenos grupos para as lagoas da região (Azul, Verde, Panela e Mamucabo). A vila conta com pousadas confortáveis, restaurantes e barracas de praia. Mais informações sobre o local, através do site www.baixioturismo.com.br