Turismo

MERCADOS POPULARES na Bolivia são muito parecidos com os brasileiros

Mercados são sempre uma boa atração turística em várias partes do mundo
Tasso Franco , da redação em Salvador | 16/04/2015 às 11:34
As vendedoras de sucos de frutas naturais em pedestais, destacadas
Foto: BJÁ
   Os mercados municipais ou mercados públicos da Bolivia se assemelham muitos com os mercados do interior da Bahia. A diferença certamente está no fato de que as artresanias (artesanatos) da Bolivia são muito mais ricas e coloridas do que as existentes nos mercados baianos.

   No mais, uma parecida bagunça, gritaria de mercadores de frutas e verduras, amontoados de mercadorias e assim por diante. O Mercado de Sucre se parece bastante com o Mercado de Camaçari. Uma área para restaurantes populares, outra só de verduras, mais uma de vendedoras de pollo (frango); adiante um setor só de carnes e peixes.

   O que diferencia os mercados populares da Bolivia com os brasileiros - no caso dos baianos - é a existência de tendas só de vendedoras de sucos bem estilizadas, as mulheres em pedestal, em destaque; e uma área só de bolos confeitados estilo Perini. Um outro detalhe interessante é que, 90% das tendas - queijos, miudezas, artesanato, roupas, comidas, pães, etc - são comandadas pelas mulheres (cholas) com seus trajes típios, a maioria.

   Praticamente não há vendedores homens. E isso se observa desde os pequenos negócios - uma vendedora do feijão de corda - a uma vendedora de bolos confeitados com a loja repleta dessas delicias.

    Como no Brasil, os preços dos produtos vendidos nos mercados são muito mais em conta. E, os clientes, óbvio, enfrentam aquela bagunça que é a vida num mercado, especialmente nos finais de semana, quando ficam lotados de fregueses e freguesas. 

   Há ainda - como aconte também no México, no Peru e na Colômbia - mercados específiocs só de artesnatos e restaurantes, sem a venda de frutas e verduras. Parecidos com o Mercado Modelo.

   Em La Paz há um quadrilátero de ruas só de artesanatos, restaurantes, hotéis boutiques e casas de cãmbio que se chama, no conjunto, o Mercado das Bruxas. Confunde um pouco porque v fica procurando um prédio, um mercado, mas, trata-se de um conjunto que se chama Mercado das Bruxas.

   Em Sucre, são distintos - um mercado para fruts, comidas e verduras; e um outro menor de artesanato, sem restaurantes.

   Nesses mercados a venda de comidas é no estilo popular: baratas e de qualidade baixa, em sabor e hihiene. Portanto, recomenda-se só para aqueles que têm boa barriga.