Vide
Ascom Bahiatursa , Salvador |
27/05/2015 às 11:39
Porto da Barra em Salvador
Foto: BJÁ
A Bahiatursa participa da BNTM 2015 – Brasil National Tourism Mart, o maior evento internacional de turismo realizado no Brasil, que acontece de 28 a 31 de maio no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza. O objetivo é consolidar o estado como principal destino turístico do Nordeste nos mercados nacional e internacional com a realização de parcerias, contatos e negócios e a distribuição de material promocional das 13 zonas turísticas baianas, inclusive sobre o São João da Bahia. A Bahiatursa patrocina a sala de imprensa do evento, que será personalizada com o tema Bahia.
Em sua 24ª edição, a BNTM é uma grande oportunidade de exposição de destinos e produtos turísticos e, principalmente, um momento de realização de negócios e parcerias comerciais entre compradores internacionais convidados (buyers) e fornecedores nacionais (suppliers), através de encontros previamente agendados. Para este ano, estão previstos cerca de 1.500 participantes de mais de 30 países, incluindo 300 buyers e 200 suppliers, com a expectativa de mais de US$ 300 milhões em rodada de negócios.
AUMENTA INTERESSE - Segundo o superintendente da Bahiatursa, Diogo Medrado, a BNTM se tornou mais importante este ano em virtude do aumento do interesse pelo Brasil em consequência da Copa do Mundo realizada em 2014. “A bolsa de negócios trabalhava apenas com mercados consolidados. Agora trabalha também com mercados potenciais como América Central, outros países da América do Sul, Rússia e Ásia, onde vem crescendo a procura pelo Brasil. Por isso o investimento da Bahiatursa na BNTM”.
“A gente vai abrir mais para novos mercados”, afirma Rosana França, diretora de Promoções da Bahiatursa, ao informar que a equipe do estado, que conta com uma baiana distribuindo fitas do Senhor do Bonfim, vai estar empenhada em divulgar o São João da Bahia e os segmentos sol e praia, ecoturismo e turismo cultural. “O importante é ir além dos mercados prioritários, que são a América do Sul, os Estados Unidos e Europa”, afirma Rosana.
A BNTM foi criada em 1992, por iniciativa da Fundação Comissão de Turismo Integrado do Nordeste (CTI- NE), com o objetivo de aproximar o trade turístico nacional (hoteleiros, agentes de viagens, operadoras) dos maiores compradores do produto Brasil (operadoras turísticas internacionais que atuam nos principais mercados emissores para o país, em especial para o Nordeste).
O evento é sempre sediado em um dos Estados nordestinos. Pesquisas coordenadas pela Fundação CTI-NE – que é formada pelos órgãos oficiais de turismo dos nove estados que compõe o Nordeste brasileiro - indicam que, a cada edição da BNTM, o turismo na Região Nordeste tem um crescimento de 8% a 10%. Para o estado anfitrião, esse percentual pode chegar a 14%.
Em 2014, mais de 27 países, com cerca de 400 operadores nacionais e internacionais (80% internacionais e 20% nacionais), participaram da rodada de negócios, com 210 fornecedores nacionais (hotéis, pousadas, agentes de viagens, Cias. aéreas, receptivos, entre outros) gerando, segundo a CTI/NE, um volume de US$ 200 milhões de dólares.