Turismo

DICA TURÍSTICA SEMANA: Regensburg, uma das mais antigas cidades alemãs

Cidade pequena e que tem uma forte atividade comercial e turistica
Tasso Franco , da redação em Salvador | 02/10/2015 às 08:43
Bispado de Regensburg
Foto: BJÁ
   A dica turística da semana vai para a cidade medieval de Regensburg, antiga Ratisbona, uma das cidades mais antigas da Alemanha, ocupada pelo Império Romano 79d.C. Hoje, centro turístico e comercial com um artesanato de altissima qualidade. É também um local para veraneio e casamentos dada a beleza do seu centro histórico, patrimônio da humanidade. Aliás, tido em Regensburg é histório.

   No ano 179, o imperador Marco Aurélio fez da cidade um ponto forte militar da província de Récia, mandando construir um acampamento de legionários - da III Italica - chamado Castra Regina.    É um dos bispados mais antigos da Alemanha, já existente mesmo antes 739, ano em que Bonifácio a colocou sobre jurisdição do direito canónico e como tal, dependente de Roma.

      Em 1547 nasceu em Ratisbona Dom João da Áustria, filho bastardo do Sacro Imperador Romano-Germânico Carlos V e de uma mulher natural da cidade, chamada Barbara Blomberg. Dom João foi o comandante da frota que em 1571 acabou com a expansão do Império Otomano, na Batalha de Lepanto.

  A comunidade judaica local aparece referenciada pala primeira vez num documento oficial (Urkunde) de 981, embora ela já existisse pelo menos desde o século VIII.

   No século XV, como em muitas outras cidades europeias, a propaganda anti-semita voltou a crescer. Os judeus eram acusados do roubo de hóstias e de praticarem rituais macabros em que crianças cristãs eram assassinadas. Os judeus foram tidos como inimigos da crença cristã, sendo discriminados e deportados. 

   Em 1519 foram expulsos os judeus da cidade, (cerca de quinhentos), tendo assim sido destruída uma das comunidades judaicas mais antigas da Alemanha. A expulsão só foi possível porque Maximiliano I faleceu no dia de ano novo de 1519, sem deixar estipulado quem seria o seu sucessor. No tempo que foi necessário a Carlos V para se tornar rei alemão e depois imperador.

   Rio Danúbio 

   Com aproximadamente 130 mil habitantes, Regensburg é a quarta maior cidade da Baviera, depois de Munique, Nuremberga e Augsburgo. As grandes cidades mais próximas são Nuremberga a cerca de 88 km a noroeste e Munique a 103 quilômetros a sudoeste.

   A cidade situa-se no ponto mais setentrional do rio Danúbio, o qual divide a Cidade Antiga do bairro de Stadtamhof, ambos tombados pela Unesco. O nome da cidade deriva do rio Regen, que deságua no Danúbio ao norte de Stadtamhof. Alguns quilômetros antes da cidade, o Danúbio recebe as águas do afluente Naab.

A cidade encontra-se na fronteira de três regiões: A Floresta Bávara (Bayerischer Wald), o Jura Francônio (Fränkischer Jura) e a Região Alpina Setentrional (Alpenvorland), no extremo ocidente da região da Baixa Baviera chamada de Niederbayern.