Vê-se esses tours por todas as cidades médias e grandes da Europa Central
Tasso Franco , da redação em Salvador |
09/10/2015 às 15:20
Tour de segway pelas ruas centrais de Budapest
Foto: BJÁ
Um dos tours bastante praticados na Europa Central - Alemanha, República Checa, Hungria e Áustria - é aquele feito utilizando bicicletas. É bem difundido e encontrável em todas as médias e grandes cidades as quais estão repletas de ciclovias, bem sinalizadas.
Há, basicamente, dois modelos: o primeiro é aquele em que você faz sozinho (a) ou com um amigo (a), numa namorada (o) ou esposa.
Aluga-se uma bike (média entre 12 a 18 euros por dia); e o segundo é aquele em que você acompanha um grupo em visita guiada e que custa em média entre 30 e 50 euros, a depender da cidade e do percurso a ser percorrido.
O normal, quase sempre, é fazer o centro histórico dessas cidades. Mas, há tours de trilhas, de montanhas, a beira de rios e assim por diante. Estes são para pessoas que estão acostumadas a andar de bikes em seus respectivos países, pois, exige-se um maior preparo físico.
Nas visitas guiadas nos centros históricos é também preciso ter prática com bikes porque alguns desses percursos compreendem, muitas vezes mais de 20 a 30 km, daí que é puxado para as pessoas mais idosas, salvo se você estiver acostumado a praticar exercícios com bikes.
Mais recentemente a novidade é o tour com aquele bibiclo segway (também conhecido como a coisa) muito utilizado pelos seguranças dos shoppings centers que também podem ser alugados individualmente ou com tours guiados.
Esses tours têm percursos menores e os aparelhos não exisgem esforços nas pernas. Só equilibro. Empurrou a haste (alavanca) para frente ele anda, puxou ele diminui a velocidade e freia. Que é bacana, isso não tenham dúvida. E está na moda. As cidades estão cheias deles com turistas (TF).