Um festival que ajuda no turismo local
Secom , Lençóis |
11/10/2015 às 07:58
Bom público no Festival de Lençóis
Foto: DIV
Os artistas que subiram ao palco da Praça Horácio de Mattos, na cidade de Lençóis, a partir do último sábado (10) encararam pela frente o desafio de manter nas alturas o nível de animação das milhares de pessoas que se reuniram para assistir às atrações da abertura do Festival de Lençóis, na noite dessa sexta-feira (9).
O chorinho da banda local Choro Labuta convidou o público a chegar cedo ao espaço para aproveitar os shows gratuitos da festa, que chega a sua 17ª edição e tem o patrocínio do Governo do Estado, por meio do programa Fazcultura. A cantora baiana Márcia Castro, uma das atrações mais aguardadas da noite, revelou a importância do evento para a região quando perguntou ao público, durante a apresentação, quem era de Lençóis e menos da metade das pessoas levantou as mãos. Na sequência ela emendou mais duas: "Quem veio para Lençóis por causa do Festival?", evidenciando a grande presença de turistas, e "quem já tomou banho em alguma cachoeira [de Lençóis]?", deixando claro que a festa tem poder de impulsionar o turismo e a economia da Chapada Diamantina.
Pela primeira vez se apresentando na cidade, Márcia Castro cantou os principais sucessos gravados em seus três álbuns e animou a plateia, que já estava lotada a essa altura da festa. Aproveitou a ocasião para convocar o público para os shows de verão que fará a partir de janeiro, em Salvador, no projeto Pipoca Moderna e recomendou uma visita à Cachoeira do Sossego, na Chapada Diamantina, onde esteve na quinta-feira.
A terceira e mais aguardada atração da noite atraiu uma multidão para a frente do palco. O cantor e compositor Leo Jaime levou o público ao delírio abrindo a apresentação com Rock Estrela e não deixou de fora do repertório um só sucesso no show comemorativo aos seus 30 anos de carreira. Batizado de "O Intimista", o show teve mais momentos de dança e animação que o previsto pelo nome, o que deixou o artista goiano ainda mais à vontade para se divertir com o público.
O romantismo também garantiu seu espaço na voz de Leo Jaime. Na interpretação de "Preciso dizer que te amo", gravado também por Cazuza, o público cantou junto com o artista e a emoção tomou conta da praça Horácio de Mattos. Ficou por conta de Helio Bahia e Banda, outra atração local da festa, encerrar a primeira noite do festival, com grandes sucessos do reggae e do pop rock nacional, o que manteve a animação do público até a madrugada deste sábado.
Turismo
A expectativa da organização do evento, que prevê a movimentação milhares de pessoas em torno do Festival de Lençóis, é que ainda mais pessoas assistam às apresentações da noite deste sábado, quando o movimento de turistas vai aumentar em razão do feriado prolongado. Na opinião do soteropolitano Marcos Teixeira, de 23 anos, a realização do festival impulsiona a economia da Chapada Diamantina e é um incentivo a mais para quem quer fazer turismo na região. "Conheci Lençóis ano passado, por conta do Festival, e resolvi repetir a experiência esse ano. É uma maneira de fazer turismo e curtir grandes shows, como foi esse de Márcia Castro", contou o estudante universitário, que foi para Lençóis acompanhado da namorada e pretende gastar cerca de R$ 1 mil na cidade.
Quem iniciou a festa neste sábado é o grupo local Griô, para, então, subir ao palco uma das atrações mais aguardadas do festival, o cantor e compositor Pedro Mariano. Considerado um dos maiores intérpretes brasileiros da atualidade, o artista fará um show à moda antiga, pela variedade de gêneros, e ao mesmo tempo atual, pela sonoridade apresentada. No repertório não faltarão Simplesmente, Quase Amor e Voz no Ouvido, entre outros sucessos do álbum 8 e do seu último trabalho, Pedro Mariano e Orquestra (CD e DVD).
Ainda neste sábado, a banda Scambo levou sua música para Lençóis em clima de comemoração pelos 15 anos de formação do grupo. Liderada por Pedro Pondé, a Scambo é uma das bandas mais conhecidas e influentes da cena baiana, tendo sua musicalidade divulgada nacionalmente este ano ao participar do programa Super Star da Rede Globo. No repertório, os clássicos Sol de Ninguém, A Carne dos Deuses e O Rato, além das canções do álbum Flare, gravado no formato acústico. A banda Zion encerra o segundo dia de apresentações.
O festival, que deixou ainda mais colorido o casario da cidade de Lençóis e aumentou a movimentação de turistas por todos os lados da Chapada, segue até a noite de domingo (11), quando sobem ao palco a banda local Raiz do Vento, o sambista Diogo Nogueira e a banda Baiana System.