Turismo

MEMORIAL DO HOLOCAUSTO em Berlim o lugar mais comovente da cidade

Memorial do Holocausto é um dos locais mais visitados da cidade
Tasso Franco , da redação em Salvador | 14/10/2015 às 11:40
Milhares de pessoas visitam o Memorial todos os dias
Foto: BJÁ
   Dois monumentos são especialmente visitados pelos turistas e pelos nativos em Berlim, na Alemanha, ambos retratando memórias da II Guerra Mundial.

   O primeiro deles é o Memorial ao Holocausto localizado próximo ao Portão de Brandenburgo e o outro é o Museu Judaico.

  Em 1999, o Bundestag (Parlamento Alemão) decidiu construir um memorial a céu aberto para as vitimas do holocausto inaurugado em maio 10 de maio de 2005, projeto do norte-americano Peter Eisenmann.

   Localiza-se numa área de 19.000 metros quadrados dividida em corredores por colunas de concreto que variam de 0,95 m a 2,38 m de larga. 

   Tem uma visão de infinito do local e as pessoas visitam esse monumento quase sempre em silêncio. É um local de contemplação. Tem pessoas que ficam horas sentadas num dos blocos.
 
   Já estive nesse memorial em duas oportunidades. Na primeira visita era inverno e as colunas estavam cobertas de gelo. Tinha-se a impressão do silêncio sepulcral. O vento soprava e a imagem era de uma penumbra aparecendo algumas pontas das colunas.

   Desta feita tive a oportunudade de percorrer o memorial andando entre as colunas. Comovente. 

   Há na parte subterrânea do Memorial uma sala informativa sobre as atrocidades do holocausto.

   MUSEU JUDAICO

   Este museu tem projeto de Daniel Libeskind com estrutura metálica e pontiaguda que representa a estrela de Davi esticada e fora de forma, que aponta para todas as direções da cidade.

   O museu abriga mais de 2000 anos da história judaica alemã e possui mais de 700 coleções de documentos e objetos individuais das familias que contribuiram para o desenvolvimento econômico de Berlim.