Rotemburgo ob der Tauber é uma das mais bonitas cidades do interior da Alemanha
Tasso Franco , da redação em Salvador |
23/10/2015 às 11:39
A Marktplatz é um dos pontos mais visitados da cidade
Foto:
A dica de turismo da semana vai para Rotemburgo, cidadezinha da Alemanha que se localiza na rota romântica. Encantadora. Um presépio. Para quem gosta de curtir o silêncio e a natureza boa para passar uma semana. Fiquei apenas 1 dia, mas, não pernoitei na cidade.
Trata-se de um bom exemplo de uma localidade da idade média e de como viviam as pessoas naquela época. Ainda hoje guarda na sua arquitetura esse sentimento embora não haja mais a distinção de classes que ocorria no medievo com o clero ocupando as melhores posições e habitações - os eleitos por Deus; a nobreza - guerreiros e proprietários de terras e os plebeus.
Mas é claro que ainda é um pouco assim com os mais ricos ocupando as melhores habitações, um comércio ativo e basicamente voltado para o turismo, uma vida pacata para uma localidade com apenas 10.000 habitantes.
No período histórico era denominada Rothenburg ob der Tauber. Tauber é o nome de um riozinho que banha essa cidade. Em português: Rotemburgo sobre o Tauber. É como Roma, depois do Tigre.
A cidade era fortificada, porque poderia haver incursões de inimigos do Sacro Império Romano Alemão que quisessem tomá-la. Daí que, quando se visita essa localidade os ônibus param fora das muralhas e os turistas percorrem esse trecho observando a construção fortificada.
Na idade média, como hoje, no interior encontra-se uma cidade turística, de tendas de artesanato, de lojas de artigos turísticos e de ainda muitos trabalhos manuais, herança dos tempos medievais.
As construções são belissimas e guardam a arquitetura da época onde vivia a burguesia com casas imensas de tetos altos e ponteagudos para o deslize da neve na época do inverno.
Com ruas calçadas de paralelepípedos, poucos veiculos circulando em suas estreitras ruas, muitas bicicletas, é uma das cidades mais visitadas da Rota Romântica, na Alemanha, um percurso de 400 km que revela cidades históricas, natureza exuberante e castelos de contos de fadas.
Na Marktplatz (Praça do Mercado) estão as principais atrações de Rothenburg como a Prefeitura e o Relógio.
Na Marktplatz (Praça do Mercado) situa-se a Rathaus (Prefeitura), a mais importante construção do local, que mistura os estilos gótico e renascentista.
Também é na praça que fica a “Ratstrinkstube” a adega do Conselho que data de 1446 e é uma das mais famosas construções da cidade. Nela fica o Relógio do “Meistertrunk”, que encena o célebre momento em que, em 1631, o burgomestre Nusch bebeu, por ordem do General Tilly, um barril com 3 1/4 litros de vinho de um só trago, salvando a cidade da destruição. As apresentações ocorrem sete vezes por dia, em horários determinados.
Ao redor da praça, várias lojinhas de artesanato. Também não faltam estabelecimentos exibindo balcões com um doce típico dessa região, o schneeballen – que traduzido seria o equivalente a bola de neve – feito de uma massa frita, com o formato de uma bola, coberto por açúcar de confeiteiro e misturado a ingredientes como canela, chocolate, limão, morango e amêndoas.(TF)
*** Com reforço da Wikipédia