Está em cartaz até o dia 30 de julho a exposição Altar do Santo Antônio, na Galeria 13 do Forte do Barbalho, de segunda a sexta, das 10h às 18h, e sábado, das 9h às 14h. Concebido pela administradora do espaço e figurinista Megg Chaves, o altar, confeccionado com caixotes de tomate, acessórios e objetos e baseado nas histórias contadas por devotos do santo casamenteiro, é uma instalação que retrata o sincretismo religioso de forma popular.
Gruta imaginária, iluminação azul, vasos de flores diversificados, miniaturas, velas, figas, noivos, imagem do Santo e do orixá Ogum fazem parte da composição do oratório, que com seus quadros de caixotes dá a ideia de estantes temáticas. A arte também teve como figurinista Maurício Martins – dono do maior acervo do nordeste, o Boca de Cena – e os cenógrafos Cláudio Jorge (Gringo) e Luciano Reis, além do apoio da equipe do Forte para sua realização.
E para interessados em participar das orações em louvor ao santo, o Forte do Barbalho também realiza orações nos dias 11, 12 e 13 de junho, sempre às 19h.
A Galeria 13 foi denominada em homenagem ao número de Santo Antônio e é uma das 20 celas de prisão existentes no Forte do Barbalho, espaço gerido pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA). Desde o dia 6 de junho, a galeria está aberta para visitação pública.