Turismo

DICAS DE VIAGEM: Os melhores bairros para curtir a capital chilena

Chile é o país mais desenvolvido da América Latina
Nara Franco , RJ | 27/10/2018 às 08:33
Santiago, centro
Foto:
A capital do Chile atrai amantes do vinho, da poesia de Pablo Neruda e do frio. Além dos passeios tradicionais, Santiago reserva boas surpresas, com bairros descolados, bem servidos de transporte público e com ótimas opções gastronômicas. 

Lastarria e Bellavista são boêmios. Já El Golf, mais chique. Nos três locais há hotéis e hostels para todos os tipos de bolsos. 

Lastarria tem diversos bares e restaurantes. O bairro fica entre o Cerro Santa Lucía e o Parque Forestal e as estações de metrô mais próximas são a Baquedano (linha 1/vermelha e 5/verde), Bellas Artes (linha 5/verde) e Universidad Católica (linha 1/vermelha).

Já na Bellavista, o destaque é o shopping gastronômico Patio Bellavista. Outro ponto bem movimentado é a rua Constitución, também lotada de bares e restaurantes. O bairro está ao pé do Cerro San Cristóbal e é o endereço de La Chascona, a casa-museu de Pablo Neruda.

Fica a dica: nos restaurantes, a gorjeta não vem incluída na conta. Espera-se que o cliente acrescente 10% ao valor.

No almoço, todo restaurante chileno oferece menu com entrada, prato e sobremesa a um preço razoável. Ao entrar no restaurante, pergunte pelo "menu del mediodía". 

Para quem gosta de agito, o melhor local é a Avenida Providencia, bairro com a maior quantidade de hotéis da cidade e que não para durante o dia ou a noite.  É a região preferida dos brasileiros. Os hotéis têm custo x benefício, o metrô é muito perto e há várias casas de câmbio disponíveis. O bairro tem três estações da linha 1/vermelha: Manuel Montt, Pedro de Valdivia, Los Leones e Tobalaba.


Na estação Tobalaba está o novo shopping Costanera Center (onde está o mirante de Santiago, o Sky Costanera). A estação tem duas linhas de metrô: a linha 1/vermelha vai para o centro e também está a três estações de Escuela Militar, perto do embarque de van para Valle Nevado; e a linha 4/azul leva a visitas por conta própria às vinícolas Cousiño Macul e Concha y Toro). 

Você também estará na porta de três regiões interessantes para comer à noite: El Bosque (no entorno da primeira avenida paralela; dá para ir a pé), El Golf, ao longo da avenida Isidora Goyenechea, e Nueva Costanera, o corredor de restaurantes da moda em Vitacura (para El Golf e Nueva Costanera, vá de EasyTaxi ou Uber).