Turismo

Prefeitura de Paris reduz números de carros no Centro da cidade

A mudança é parte de um esforço para reduzir o número de carros privados nas ruas da cidade.
Nara Franco , RJ | 31/10/2018 às 20:48
Paris com excesso de veiculos
Foto:
Há quatro anos, os cais mais baixos do dique do rio, na região central de Paris, foram fechados para todos os veículos, limitando os motoristas pelas duas vias que margeiam o Sena a trafegar apenas por um cais superior.

A prefeitura de uma das cidades mais visitadas do mundo não fechou os cais inferiores sem uma boa razão. A mudança é parte de um esforço para reduzir o número de carros privados nas ruas da cidade. 

Paris não está apenas tirando os veículos dos cais, mas banindo os que mais poluem de transitar pelas suas vias, com a criação de um sistema que detalha a idade e as emissões de automóveis e que todos eles devem possuir colado no parabrisa para trafegar. 

A prefeitura pretende ainda cortar o número de faixas em outros eixos principais e tornar bairros inteiros em zonas calmas, sem carros e apenas por bicicletas.

Esses são tipos de medidas que são ouvidas por anos de cidades “amigas das bicicletas”, como Copenhague, na Dinamarca, que tem uma população de 1,2 milhão de pessoas. Mas Paris é diferente: é uma vasta região metropolitana com cerca de 11 milhões de habitantes que estão frequentemente conectados por uma rede de artérias intensas de carros.

Igualmente importante é o fato de que Paris conseguiu reunir um movimento política que limita o papel dos carros no futuro. A imagem da Paris moderna foi criada pelo desejo de controlar o plano viário — e as pessoas que o usariam.