Turismo

FESTIVAL DE SAVEIROS DE SÃO FÉLIX CELEBRA 3ª EDIÇÃO NO PRÓXIMO DOMINGO

O Festival de Saveiro de São Félix tem patrocínio da Prefeitura de São Félix vi e da SETUR - Secretaria de Turismo do Estado da Bahia.
Tasso Franco , da redação em Salvador | 29/09/2025 às 19:38
É fantástico
Foto: Rose Batista


São Félix se prepara para viver um bom momenmto no próximo domingo, 5 de outubro, com a realização da terceira edição do Festival de Saveiro de São Félix. Mais do que um evento, o festival se consolida como um resgate da alma do Recôncavo Baiano, exaltando a memória, a tradição e os guardiões vivos dessa herança cultural.

Neste ano, o grande destaque será a homenagem aos mestres saveristas: Sr. Lourival de Almeida (Lourão), 80 anos; Sr. Claudionor de Jesus (Chagachá), 88; e Sr. Bartolomeu Evangelista (Memeu), 84, símbolos de uma era em que os saveiros de vela de içar eram o principal elo entre o Recôncavo e Salvador, navegando pelo Rio Paraguaçu. Esses homens representam a história viva de uma tradição que moldou a vida econômica, social e cultural da região.

Em reconhecimento à dimensão nacional desse patrimônio, o festival também homenageará a Ministra da Cultura, Margareth Menezes, nomeando-a como Embaixadora do Festival de Saveiro de São Félix. Apesar de não poder estar presente fisicamente na cerimônia, devido a compromissos oficiais, a ministra enviou um vídeo especial reafirmando seu apoio ao evento e o compromisso de participar da próxima edição.

A programação da terceira edição do festival reúne manifestações culturais que unem passado e presente, com apresentações do histórico grupo Samba de Roda Filhos de Nagô – com mais de 50 anos de trajetória –, do sambista Juninho Cachoeira, Helena Lídia, Paco Duarte da cantora Manu Ellen. A festa contará também com o cortejo de baianas, e a tradicional puxada de rede em homenagem a Oxum, símbolo das águas doce.

 No dia 4 de outubro será instaurado o Grupo de Trabalho: Preservação dos Saveiros de Vela de Içar, valorização dos saveiristas e carpinteiros navais: desafios e possibilidades. O Grupo de Trabalho organizado pelo Historiador e Curador do  III Festival de Saveiros Fábio Batista Pereira contará com a presença dos saveristas, de Wandick Vieira, criador do Festiva de Saveiros  do Vice Reitor - UFRB, Prof. Dr. Fábio Josué, do Arquiteto e idealizador do Projeto Içar Marcelo Bastos, do Chefe do Escritório do IPHAN de Cachoeira,  Arquiteto Matheus Vinícius Carneiro Santos Carmo entre outros representantes do poder público. Domingo, dia 5, o espetáculo visual dos barcos que continuam a navegar como símbolos de resistência e memória.

O Festival de Saveiro de São Félix nasceu com a missão de preservar e divulgar a relevância cultural e histórica dos saveiros para a formação do Recôncavo Baiano, especialmente em São Félix. Nesta terceira edição, o evento promete emocionar ao coroar os mestres da tradição e renovar o compromisso com a transmissão desse legado às futuras gerações.