Próximo confronto do Vitória será contra o Nautico pela Copa do Brasil
Não foi um grande jogo, mas o Vitória venceu (1 x 0) com um gol de Baralhas já no final, manteve sua sequência de 18 jogos invicto e, mais importante, passou para a segunda fase da Copa do Brasil, quando vai enfrentar o Náutico, de Pernambuco.
Gramado alto, fofo, o time da casa recuado, fechadinho, alguns jogadores do Leão rendendo bem abaixo do normal mas, mesmo assim, o Rubro-negro baiano foi superior, todo tempo, porque atacou mais, acreditou e mereceu o resultado. O gol saiu na segunda metade do segundo tempo, depois de boas chances desperdiçadas por Jamerson, num chute certeiro e frontal do apoiador Baralhas. Valeu, pois, pelo resultado, o Leão vivo, classificado para a segunda fase da competição.
**
No Castelão/São Luiz
- Tempo instável, estádio com relvado verdinho e alto, fofo; arquibancadas quase às moscas, uma moquequinha fazendo barulho...
Começo de competição, jogo único, perdeu caiu, o vencedor segue adiante. Na 3ª posição do Campeonato Maranhense, o Maranhão vindo de três triunfos seguidos. O Vitória com 18 jogos invictos, atual líder do Campeonato Baiano, liderando também o Grupo A da Copa do Nordeste, em alta.
- Uniformes: o time da casa de azul, o Leão baiano de branco.
*
Com a bola rolando...
- Bola lenta, ritmo cadenciado, equilíbrio no começo. Tecnicamente superior, bem postado, o Rubro-negro, aos poucos, foi ditando as regras, comandando as ações. A primeira boa chance foi do Leão, aos 22 minutos, na manjada jogada ensaiada em bola alçada de escanteio, da esquerda; a cabeçada frontal de Neris, em cima do goleiro Jean. Aos 32’, primeiro chute, de longe, dos donos da casa, Lucas Arcanjo catou no chão;
- Aos 35’, Mateuzinho rolou e Baralhas bateu da entrada da área, rasteiro, Jean espalmou. Aos 44’, noutro escanteio alçado da esquerda, Janderson testou rente. Aos 47’, Baralhas bateu falta arranjada da meia lua e acertou o travessão maranhense.
Uma primeira etapa tecnicamente fraca, inclusive a arbitragem, cartas marcadas. Na bola, mesmo sem jogar bem, o Vitória foi melhor, atuou mais no campo inimigo, valeu-se das bolas paradas e sofreu pouco na defesa.
Segunda etapa – No intervalo, Carpini lançou Edu e tirou Neris, com cartão amarelo e insistia com entradas violentas (não foi expulso porque o árbitro foi ‘bonzinho’). Aos 3’, Janderson perdeu, cara a cara, bem lançado por Mateuzinho. O Maranhã retornou um pouco mais solto, o jogo ficou mais aberto. Minutos depois, outro passe primoroso de Mateuzinho, janderson dominou mal, na frente de Jean, e caiu pedindo pênalti.
O tempo passando, o Leão acelerando mais, acossando e tendo mais a bola. Jogo murrinha, os dois treinadores mexem nas equipes aos 25’, em busca do gol. Aos 29’, Mikeias tentou, errou o alvo.
- Gol! 1 x 0 Vitória, aos 36 min; Janderson ganha na tora, trombando, pela direita, rola do fundo para o meio e Baralhas chegou batendo, de frente, acertando o canto, abrindo o placar.
Na louca, no desespero, o Maranhão lançou-se inteiro ao ataque. Os jogadores do Vitória, na manha, partem para perturbar o jogo, quebrando o ritmo do adversário, melando, ganhando tempo. O árbitro... condescendente, nem aí. Foi só, valeu pelo resultado, o Leão segue vivo na Copa do Brasil.
*
Ficha Técnica
- O Maranhão : Jean, Franklin, Júlio, Arlan, André Radija; Bedeu, Dudu, Vagalume, Capote, Clessione, Mikeias. Técnico: Flavio Araújo. (Fernando, Igor, Rodrigo, Ryan)
- O Vitória do treinador Carpini: Lucas Arcanjo; Cáceres, Neris, Lucas Halter e Jamerson; Willian Oliveira, Baralhas e Matheuzinho (Bruno Xavier); Lucas Braga (W Rato), Gustavo Mosquito (Carlos Eduardo) e Janderson (Carlinhos).
- No apito, o carioca Bruno Arleu. Malandrão, de encomenda, do esquema Ednaldo.
*
Pelas semifinais do Baianão, o Vitória joga sábado, no Carneirão, às 18h30, contra o Atlético Alagoinhas. É o jogo de ida.
*
Nordestão
O Rubro-Negro baiano lidera o Grupo A, com 10 pontos. No Grupo B, o Bahia é o líder com sete enquanto a Juazeirense é a 7ª, com dois pontos.
Eis a tabela da 5ª rodada:
- 5 de março - Quarta-feira: Vitória x Altos/PI, Barradão, 21h30
Fortaleza x Ferroviário – Arena Castelão, às 19h, em Fortaleza
Moto Club-MA x Sousa-PB – Castelão, às 19h, em São Luís
Sport x CRB – Ilha do Retiro, às 21h30, em Recife