Vitória vai mantendo a invencibilidade
O torcedor esperava um triunfo fácil, até pela fragilidade do adversário, mas o Leão teve um atleta expulso infantilmente, ainda no primeiro tempo, e se complicou. Depois de fazer 1 x 0, ainda na primeira etapa, cedeu espaço e levou o empate no segundo tempo (1 x 1), frustrando a torcida, que esperava dormir com o time já classificado, liderando a competição. Só que o Sport venceu o CRB na Ilha do Retiro e foi a 12 pontos e o Vitória, com o empate, ficou com 11. O Leão pernambucano assumiu a liderança do Grupo A do Nordestão e encara o Vitória na próxima rodada, lá no Recife.
Ainda bem que o time não perdeu a invencibilidade (são 21 jogos sem perder) no Barradão e para uma equipe, francamente, bem fraquinha, esse Altos do Piauí. Vimos um Vitória emocionalmente desequilibrado, na primeira etapa, quando dominava as ações, fazendo faltas violentas e desnecessárias, e errando demais nas finalizações. No segundo tempo, com um a menos, atacou pouco e sofreu defensivamente. Não foi uma boa noite rubro-negra, sem dúvida.
**
No Barradão
- Jogo valendo pela 5ª rodada da competição. O Vitória em campo, invicto há 20 jogos, praticamente na final do Baianão, líder do Grupo A do Nordestão, em estado de graça com a torcida desde o ano passado, um verdadeiro Leão dominante quando atua em sua Toca, o Barradão
- O Altos do Piauí, clube da Série D do Brasileirão, está nas semifinais do campeonato estadual/PI, e luta por uma vaga entre os 4 primeiros do grupo, na Copa do Nordeste – sexto colocado, 4 pontos ganhos até aqui.
- Quarta-feira de Cinzas, ressaca de carnaval, noite limpa de verão, arquibancadas com público abaixo do normal esperado (menos de 8 mil presentes), gramado mastigado. O Vitória com seu uniforme em vermelho e preto total; O Altos de camisetas em verde e branco/listras horizontais.
*
Com bola rolando ...
- Desde o começo, o Leão no comando, fustigando, tentando marcar .definir logo. O time do Piaui postado atrás, apostando num contragolpe.
- Ronald, aos 5’, bateu da entrada da área, Careca catou no chão. Aos 7‘, Mosquito arrancou desde a intermediária e, sem pressão, chutou de frente, da meia lua, passou a palmos da trave direita de Careca. Assédio rubro-negro, absoluto.
= Aos 29’, depois da algumas entradas violentas (Neris, Baralhas, Halter...), á toa, dos rubro-negros, o atacante Carlos Eduardo deu um carrinho atingindo a coxa do defensor piauiense, num lance na intermediária defensiva do Altos; o árbitro, em cima, marcou falta e expulsou Carlos Eduardo. O Vitória com um atleta a menos, numa falta boba e desnecessária, mas dura. E bateu uma chuva forte e repentina no Barradão.
- Gol! 1 x 0 Vitória, aos 33 min. Hugo pegou de primeira, das proximidades da meia lua, de canhota, e acertou o canto, após uma cobrança de falta ensaiada, bola rolada por W Rato.
Quando tudo parecia turvo para o rubro-negro, o time acendeu após a expulsão de C Eduardo. Aos 38’, Rato disparou da entrada da área, o goleiro careca rebateu e, no rebote, Hugo furou ao tentar concluir.
Só o Vitória atacou na primeira etapa. Desperdiçou chances seguidas, morgou, e só foi despertar e marcar depois da expulsão de seu atacante C Eduardo. O Altos marcou frouxo, não teve meio-campo e não chegou na área rubro-negra, uma atuação bem ruim, nada criou, mesmo quando ficou com um a mais. W.Rato comandou as ações, ao lado de Baralhas. Só que o placar (1 x 0) nada definia, ainda.
Segundo tempo – Com um atleta a mais e perdendo o jogo, o Altos tentou sair de trás, adiantando as linhas, buscando o ataque. O Leão explorando os contra-ataques pelos lados, na correria de Mosquito e Lucas Braga. Aos 9’, primeira defesa de Lucas Arcanjo na partida. Por volta dos 20’, Carpini trocou três, reforçando a marcação no meio-campo - fôlego renovado, foco em manter o resultado, a vantagem do placar.
- Aos 23’, Rodrigão testou um cruzamento da esquerda, a bola raspou o rodapé de L. Arcanjo. Jogo travado, feio, sem tramas, sem criatividade. Aos 30’, Carpini põe Carlinhos e Bruno Xavier, tentando voltar a incomodar ofensivamente.
- Gol! 1 x 1, Altos! Aos 37min. Depois de um bate-rebate confuso da defesa rubro-negra, o oportunista e veterano artilheiro Rodrigão cutucou na saída de L Arcanjo e empatou. Vacilão defensivo.
Aos 41’, num contragolpe em velocidade puxado por Carlinhos, quase o Leão desempatou; valeu a saída arrojada do goleiro Careca, providencial. Aos 45’, pressão total do Leão, buscando triunfo, o Altos no sufoco, a torcida empurrando. Deu empate, o torcedor resmungando.
*
Ficha Técnica
- O Vitória escalado por Carpini: Lucas Arcanjo, Buiú, Neris, Halter e Hugo; Baralhas, Ronald, Wellington Rato; Mosquito, C. Eduardo e Lucas Braga. (Pepê, estreante, Thiaquinho, Cáceres, Carlinhos, Bruno Xavier).
- O Altos do treinador Francisco DIá: Careca, Gean, Leandro Amorim, Joélcio e Neto; Marcos Antonio, Leozídio, Digão e Reinaldo; Lucas Reis e Felipe Sales. (Rodrigão, Luan Robozão, Chaves, Weslei)
- No apito, Leo Simão Holanda.
*
- No próximo sábado, dia 8, às 18h, o Vitória joga no Barradão, contra o Atlético de Alagoinhas; é o segundo confronto por uma das semifinais do Baianão. No Carneirão, em Alagoinhas, o Leão goleou, 4 x 0.
**
Outros jogos da rodada do Nordestão:
- Fortaleza 3 x 0 Ferroviário/Ce; Moto Club/MA 3 x 1 Souza/PB. Sport 2 x 1 CRB/Al.
- No dia 6, quinta: Ceará x América Natal; Sampaio Correia x Náutico;
Juazeirense x CSA/AL.
**
Pela pré-Libertadores da América, na quinta, dia 6, às 21h30 – Boston River x Bahia, no histórico Estádio Centenário de Montevidéu, Uruguai.