Cultura

DOCUMENTÁRIO VITÓRIA - CORREDOR DE HISTÓRIAS ESTREIA NA SALADEARTE, 15

A estreia acontece no próximo dia 15 de abril, às 16h em única exibição no Circuito de Cinema - SALADEARTE, do Museu Geológico da Bahia, aberto ao público.
Cipó Comunicação , Salvador | 12/04/2025 às 11:00
VITÓRIA
Foto: DIV
Documentário: “Vitória - Um Corredor de Histórias” estreia com exibição inédita no Circuito de Cinema SaladeArte


O Museu de Arte da Bahia e a CIPÓ - Comunicação Interativa, estreiam a exibição do documentário: “Vitória - Um Corredor de Histórias”, que conta com depoimentos marcantes de histórias de vida de trabalhadores da região da Vitória e debate a importância da democratização de espaços culturais. A estreia acontece no próximo dia 15 de abril, às 16h em única exibição no Circuito de Cinema - SALADEARTE, do Museu Geológico da Bahia, aberto ao público. 

O média-metragem conta parte do cotidiano de vida, relação com a família, com o trabalho, e detalhes de como cada personagem se percebe no que tange ao acesso aos equipamentos culturais da cidade, em especial ao Museu de Arte da Bahia. A construção do DOC é oriundo de uma série de escutas realizadas por uma equipe de pesquisadores que, por meio de questionários, mapeou diversos trabalhadores (as) do bairro com o objetivo de identificar estratégias de democratização da arte e da cultura e aproximar a população que circula no bairro ao Museu. 

“A palavra é gratidão e entender que nós podemos entrar sim em um museu. O nosso público de trabalhadores entra e fica receoso de entrar e permanecer, e agora podemos entender o museu como um espaço também nosso, e assim mostrar o nosso verdadeiro valor, e que podemos acessar todas as portas. Fiquei muito feliz na exposição" - Sueli Mota - personagem do filme.

Em única exibição, a obra apresenta relatos inéditos gravados no Museu de Arte da Bahia e nos bairros de Rio Sena e Cajazeiras XI. Além do documentário, o público interessado também pode acessar a exposição que segue em cartaz no MAB até o dia 27 de abril.

“Trabalhar na direção de fotografia do projeto juntamente com Ângelo Rosário, foi extremamente gratificante, conseguimos lançar um olhar generoso para as histórias de personagens incríveis. E tal feito, só foi possível graças a uma equipe majoritariamente negra, feminina e engajada com as questões que assolam a nossa sociedade e que precisam ser discutidas para que possamos "avistar" no horizonte caminhos mais interessantes para a sociedade". Danilo Umbelino, diretor de fotografia do doc. 

Exposição - Vitória - Um Corredor de Histórias apresenta depoimentos marcantes de 06 trabalhadores (as) da região: Edvaldo Conceição, Sueli Mota, João Leite, Ilma Rocha, Marizete Neri e Gilson Rocha, que contam suas histórias de vida, a relação com o bairro do Corredor da Vitória e em especial o Museu de Arte da Bahia. A exposição segue em cartaz no MAB até 27 de abril, de terça a domingo, das 10h às 18h e aberto ao público. 


MAB - O Museu de Arte da Bahia (MAB) é o museu mais antigo do estado, criado em 1918. Possui um acervo de artes plásticas e artes decorativas, incluindo mobiliário baiano, porcelanas orientais e europeias, cristais e ourivesaria. O museu oferece exposições, atividades culturais e um serviço educativo. Também possui uma biblioteca especializada em artes plásticas.

IPAC - Criado em 1967, foi o primeiro órgão estadual de política patrimonial do Brasil. Nesses 56 anos o Instituto atua de forma integrada e em articulação com a sociedade e os poderes públicos municipais e federais, na salvaguarda de bens culturais tangíveis e intangíveis e, no início dos anos 2000, também passou a atuar na política para os Museus do Estado.

CIPÓ – Comunicação Interativa, OSC fundada em 1999, na cidade de Salvador, tem como missão "criar oportunidades para o desenvolvimento integral com equidade racial de crianças, adolescentes e jovens por meio da comunicação, cultura e  educação”. Ao longo dos anos a CIPÓ se destaca articulando em redes, coletivos e fóruns, compartilhando conhecimentos e acompanhando a implementação de políticas públicas voltadas para a infância e juventude, tendo a Educomunicação como sua principal metodologia.


Serviço:

O que - Estreia do Documentário: Vitória - Um Corredor de Histórias

Quando - 15 de abril às 16h

Onde - Circuito de Cinema - SALADEARTE - Museu Geológico da Bahia

Para quem: Aberto ao Público

Classificação Livre.