Cultura

TONHO MATÉRIA ACENDERÁ PIRA DO FOGO SIMBÓLICO NO CAMPO GRANDE

Cantor e mestre de capoeira Tonho Matéria acenderá pira do Fogo Simbólico neste 2 de Julho
Secom Salvador , Salvador | 01/07/2025 às 18:31
Tonho Materia
Foto: Alfredo Filho/ Secom PMS

O cantor e mestre de capoeira Tonho Matéria será o responsável por acender a pira do Fogo Simbólico nos festejos do 2 de Julho deste ano. O artista, conhecido pela sua passagem no Olodum e responsável por trabalhos educativos com a arte da capoeira através do Grupo Mangangá, participará da cerimônia que acontece na Praça do Campo Grande, a partir das 16h, com a chegada dos carros dos Caboclos.

A solenidade contará com o hasteamento das bandeiras por autoridades, da execução do hino nacional pelas bandas de música da Marinha, Exército e Aeronáutica e colocação de coroas de flores no Monumento ao 2 de Julho pelas autoridades presentes.

Logo após, acontecerá o acendimento da pira do Fogo Simbólico, que precede a execução do hino ao 2 de Julho por um coral, com acompanhamento da banda de música Maestro Wanderley, da Polícia Militar da Bahia.

Matéria celebrou o convite para estar em um dos principais atos das celebrações da Independência do Brasil na Bahia. “Fui pego de surpresa quando a Fundação Gregório de Mattos (FGM) me ligou, me convidando para este momento tão importante para a história da nossa cidade, do nosso estado, porque é o ápice maior do ato de 14 de junho (de 1822) em Santo Amaro. Eu já desfilei como Caboclo, que foi um momento importante e significativo. E agora, como um artista, capoeirista, vou vestido de capoeira para simbolizar a luta desse movimento no 2 de Julho”, reforçou.

O presidente da FGM, Fernando Guerreiro, ressaltou a representatividade do artista para um momento tão especial como a chegada do Fogo Simbólico ao Campo Grande. “A gente sempre convida um atleta. Só que, este ano, nós decidimos quebrar o protocolo um pouco e chamar um atleta que também é artista, cantor, e que é uma pessoa ligada à capoeira e ao 2 de Julho. É um nome muito especial, e ele vai fazer isso com grande maestria. Uma homenagem merecida", disse.

Sobre Tonho Matéria - Cantor, compositor, produtor cultural e mestre de capoeira, Tonho Matéria, 61 anos, é uma das figuras mais emblemáticas da cultura baiana. Nascido em Salvador, ele iniciou sua trajetória artística ainda jovem, profundamente influenciado pelos ritmos afro-brasileiros, especialmente o samba-reggae e a capoeira.

Nos anos 1990, ganhou destaque no cenário musical ao integrar o grupo Olodum, contribuindo com letras marcantes e performances vibrantes que ajudaram a projetar a música baiana para o mundo.

  Ao longo da carreira, Tonho Matéria construiu uma sólida discografia solo e tornou-se referência na preservação e divulgação das tradições afro-baianas, sempre aliando arte, identidade e resistência em suas composições e projetos sociais.