A reunião é a mais importante do setor
O ministro-chefe da Secretaria Especial de Portos da Presidência da República, Pedro Brito, preside nesta terça-feira (11), às 19 horas, a solenidade de abertura da V Reunião da Comissão Interamericana de Portos.
O evento reunirá 34 paises que integram a Organização dos Estados Americanos (OEA), com o objetivo de fortalecer a cooperação para o desenvolvimento do setor portuário, com a participação e colaboração do setor privado.
Realizada pela OEA e governo federal, através da Secretaria Especial de Portos da Presidência da República, a V CIP acontece até sexta-feira no Pestana Bahia Hotel, em Salvador/Bahia.
Estima-se a presença de 400 participantes entre delegados de países observadores junto à OEA, convidados especiais e autoridades navais do continente e pessoas envolvidas de forma direta ou indiretamente com as atividades portuárias.
Além dos temas centrais para elaboração do Plano de Ação 2008/2011, serão discutidos os planos nacionais de logística e sua incidência portuária, impactos econômicos e logísticos na navegação e a ampliação do Canal Panamá.
LEGISLAÇÃO
Em relação aos serviços de navios, os participantes da V Reunião da CIP discutirão a legislação para administração portuária e a regulação econômica, a proteção das instalações e dos portos, as inversões portuárias associadas, meio ambiente e desenvolvimento sustentável, bem como as relações porto-cidade.
Para conseguir seus objetivos, a CIP faz reuniões ordinárias a cada dois anos. Na última reunião da CIP, realizada na Venezuela em 2005, ficou decidido que nesta V Reunião em Salvador serão determinadas as políticas de cooperação hemisférica conforme as diretrizes da Assembléia Geral da OEA e a adoção de acordos de cooperação relativos ao setor portuário entre os governos dos Estados membros e Estados observadores ante a Organização dos Estados Americanos.
Os quatro comitês consultivos da CIP - de Operações Portuárias, Segurança Portuária, Controle de Navegação e Proteção Ambiental - promoverão por sua vez encontros específicos para discutir cada um desses temas. Também deverá ser apreciada a proposta para considerar o próximo ano - 2008 - como "Ano da Mulher Portuária do Hemisfério".
PROGRAMAÇÃO PARARELA
TERÇA-FEIRA - 11 - O ministro Pedro Brito e comitiva irão (10h30min) - Visitar o Terminal Portuário Cotegipe - TPC - Rodovia BA 528, Estrada da Base Naval de Aratu, s/n, Bairro São Tomé de Paripe - Salvador - Bahia. Visita o Terminal de Contêiner de Salvador (TECON) Avenida da França - Comércio - Salvador
Quarta feira - 12 Painel: Desenvolvimento Portuário (11:00 às 1:00) Pedro Brito Ministro da Secretaria Especial de Portos da Presidência da República "Projetos para o desenvolvimento portuário no Brasil'' Mariano Navas Presidente dos Portos do Estado da Espanha "O papel dos portos no comércio internacional'' Painel: Competitividade e Logística: (16:30 às 18:30) Pascal Ollivier Representante da SOGET/France "Logística para facilitação da alfândega nos portos" José Roberto Correia Serra Subsecretário da Secretaria Especial de Portos "Gerenciamento portuário por resultados" Julián Maganto Diretor dos Portos da espanha "Intermodal ferroviário nos portos" Fernando A. Brito Fialho Diretor Gerald a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ) "Perspectivas dos terminais privados no Brasil'' World Bank, Washington, DC. (a ser confirmado) "Projetos e políticas para o desenvolvimento portuário" Ángel Gonzalez Rul Diretor Geral dos Portos no Mexico "Logística como fator de competitividade portuária".
QUINTA-FEIRA - 13 Painel: Sustentabilidade ambiental dos portos e relação porto/cidade: (11:00 às 13:00) Alex Oliva Superintendente do SIN "As conexões aquaviárias do Brasil com a América Latina'' João de Sousa Associação Internacional das Cidades e Portos - RETE/Portugal "Desenvolvimento Porto/Cidade: o bem sucedido caso de Lisboa" María Isabel Fernández Diretora Executiva do Comitê Nacional de Portos de Guatemala "O Código Verde para portos da América central" Antonio M. Ferreira Neto Diretor da Secretaria Especial de Portos "Planos de Contigência para a saúde em portos'' Painel Master Plan do Canal do Panamá: (16:30 às 18:30) Rodolfo Sabonge Diretor da Autoridade do Canal do Panamá "O Master Plan do Canal do Panamá" Ricardo Sánchez Comissão Econômica para a América Latina e Cariben (ECLAC) "O impacto econômico e logístico da expansão do Canal Panamá sobre a navegação e o comércio internacional"
SEXTA-FEIRA, 14 DE SETEMBRO DE 2007 Painel - Outros fatores para alcançar eficiência e competitividade nos portos: (11:00 às 13:00) Luís E. García Diretor do Ministério dos Transportes "Portos Fluviais do Brasil: diretrizes e estratégias para seu desenvolvimento" Alejandro Avalos T. Coordenação Geral dos Portos e Marinha Mercante do México "Desenvolvimento dos terminais para navios de cruzeiros: a experiência do México" José C. Amorím Chefe do Instituto Militar de Engenharia (IMI) "O aperfeiçoamento da dragagem no Brasil" Porto de Valencia - Espanha "Um modelo de gerenciamento pela qualidade em portos" (a ser confirmado) Sessão de encerramento: (18:00 às 18:30)