Economia

COOPERATIVISTAS BRASILEIROS AJUDAM A ORGANIZAR SISTEMAS EM ANGOLA

A delegação já está em Angola
| 19/05/2008 às 19:20
 Uma delegação de cooperativistas brasileiros, chefiada pelo presidente da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Márcio Lopes de Freitas, está em Angola para uma visita de trabalho de cinco dias.


  Ao reafirmar a vinda dos cooperativistas brasileiros ao país, o presidente da Unaca-Confederação, Paulo Uime, disse à Angop que a visita servirá para a troca de experiências e reflexão sobre o contributo do cooperativismo no desenvolvimento de ambos países.


  O líder associativo referiu que os brasileiros vão transmitir aos angolanos os seus conhecimentos na criação de diversas cooperativas, como de habitação, pescas, pecuária, crédito e de consumo.


  Segundo o programa da visita, a comitiva brasileira vai reunir-se com a direcção-geral da Unaca-Confederação e será recebida pelo ministro da Agricultura e do Desenvolvimento Rural, Afonso Pedro Canga.


  COM MINISTROS

  Constam igualmente do programa encontros com o primeiro-ministro, Fernando da Piedade Dias dos Santos, e com vice-ministro da Administração Pública, Emprego e Segurança Social, Sebastião Lukinda.


  A delegação brasileira tem ainda agendado encontros com cooperativistas de Luanda e uma deslocação à província da Huíla, onde vai visitar uma cooperativa na localidade da Matala.


  A vinda da comitiva de cooperativistas brasileiros ao país visa consolidar as relações bilaterais, decorrentes do Termo de Cooperação Técnica, celebrado entre a Unaca-Confederação e a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), a 24 de Abril de 2007, no Brasil.


  A delegação de cooperativistas do Brasil, a ser chefiada pelo presidente da OCB, Márcio Lopes de Freitas, será integrada, entre outros, por cooperativistas da Organização Cooperativista do Distrito Federal (Ocdf) e do Serviço Nacional de Aprendizagem brasileiro.