Ao reafirmar a vinda dos cooperativistas brasileiros ao país, o presidente da Unaca-Confederação, Paulo Uime, disse à Angop que a visita servirá para a troca de experiências e reflexão sobre o contributo do cooperativismo no desenvolvimento de ambos países.
O líder associativo referiu que os brasileiros vão transmitir aos angolanos os seus conhecimentos na criação de diversas cooperativas, como de habitação, pescas, pecuária, crédito e de consumo.
Segundo o programa da visita, a comitiva brasileira vai reunir-se com a direcção-geral da Unaca-Confederação e será recebida pelo ministro da Agricultura e do Desenvolvimento Rural, Afonso Pedro Canga.
COM MINISTROS
Constam igualmente do programa encontros com o primeiro-ministro, Fernando da Piedade Dias dos Santos, e com vice-ministro da Administração Pública, Emprego e Segurança Social, Sebastião Lukinda.
A delegação brasileira tem ainda agendado encontros com cooperativistas de Luanda e uma deslocação à província da Huíla, onde vai visitar uma cooperativa na localidade da Matala.
A vinda da comitiva de cooperativistas brasileiros ao país visa consolidar as relações bilaterais, decorrentes do Termo de Cooperação Técnica, celebrado entre a Unaca-Confederação e a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), a 24 de Abril de 2007, no Brasil.
A delegação de cooperativistas do Brasil, a ser chefiada pelo presidente da OCB, Márcio Lopes de Freitas, será integrada, entre outros, por cooperativistas da Organização Cooperativista do Distrito Federal (Ocdf) e do Serviço Nacional de Aprendizagem brasileiro.